Novo coronavírus já teve 30 mutações genéticas, aponta estudo

Pesquisadores descobriram cepas com propriedades distintas em testes realizados na China

Luiz Nogueira, editado por Fabiana Rolfini 22/04/2020 10h04
Coronavírus
A A A

De acordo com um estudo realizado por especialistas da Universidade de Zhejiang, na China, o novo coronavírus passou por pelo menos 30 variações genéticas diferentes.


A análise foi feita com as cepas de 11 pacientes infectados pelo novo coronavírus. Esses indivíduos foram escolhidos aleatoriamente dentre os residentes de Hangzhou, capital da província chinesa de Zhejiang. Com esse material coletado, foi possível testar a eficiência com que o vírus pode infectar e matar células. 

Os resultados mostram que autoridades médicas subestimaram a capacidade geral do vírus de sofrer mutações, ao descobrir que cepas com propriedades distintas afetaram diferentes partes do mundo. Com isso, os pesquisadores justificam a dificuldade para encontrar uma cura geral.

Reprodução

Detecção de 30 mutações distintas

Com a análise concluída, os pesquisadores detectaram ao menos 30 mutações diferentes do vírus, das quais 19 foram descobertas anteriormente. "O Sars-CoV-2 adquiriu mutações capazes de alternar substancialmente sua patogenicidade", declara Li Lanjuan, um dos principais responsáveis pelo estudo.

Além disso, a equipe descobriu que algumas cepas mais agressivas do vírus foram capazes de gerar 270 vezes mais carga viral do que as mais fracas. Mais do que isso, as cepas mais agressivas ainda foram capazes de matar as células humanas mais rapidamente.

De acordo com as descobertas, a diversidade de cepas deve ser considerada durante o desenvolvimento de uma vacina e até de uma cura. "Embora urgente, [a criação de soluções] precisa considerar o impacto dessas mutações", finaliza Li.

Via: Fox News


Confira em tempo real a COVID-19 no Brasil:



Vírus Pesquisa China coronavirus covid19
Assinar newsletter
Assine nossas newsletters e receba conteúdos em primeira mão
enviando dados - aguarde...
Parabéns! Sua assinatura foi recebida com sucesso!
Atenção: Em instantes você receberá um email de confirmação da assinatura. Para efetivá-la, clique no link de confirmação que você receberá. Verifique também sua caixa de SPAM, pois por se tratar de um email automático, seu servidor de emails poderá identificar incorretamente a mensagem como não solicitada.
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar a extensão Olhar Digital Ofertas em seu navegador!.

Recomendados pra você