Pfizer e BioNTech esperam aprovação de vacina contra Covid em outubro

Composto mostrou resultados favoráveis na primeira fase de testes com voluntários; até 30 mil voluntários serão vacinados na segunda e terceira fases, em países como Argentina, Brasil e EUA

Rafael Rigues 21/08/2020 12h08
Vacina Covid-19
A A A

As companhias farmacêuticas Pfizer e BioNTech anunciaram "resultados iniciais" positivos na 1ª fase de testes de sua vacina BNT162b2 contra a Covid-19. Se obtiverem sucesso clínico nas fases seguintes, as empresas esperam solicitar a aprovação regulatória do composto já em outubro deste ano, com expectativa de produção de 100 milhões de doses mundialmente até o final de 2020, e 1,3 bilhão de doses em 2021.


Como anunciado anteriormente, a vacina produziu uma resposta imunológica "robusta" nos voluntários, com efeitos colaterais leves, como febre leve a moderada em menos de 20% dos participantes.

O nível de anticorpos contra o Sars-Cov-2 no organismo dos voluntários foi de 1,9 a 4,6 vezes maior do que em pacientes se recuperando da Covid-19. Voluntários que receberam uma dose de 30 microgramas tiveram resposta imunológica melhor do que os que receberam 10 microgramas, mas pouco diferente dos que receberam 100 microgramas.

"A totalidade dos dados clínicos e pré-clínicos baseou a decisão da Pfizer e BioNTech de selecioanr a BNT162b2 como principal candidata para avanço dos testes. Temos orgulho em compartilhar nossas descobertas com a comunidade científica à medida que continuamos nosso trabalho para entregar uma vacina segura e eficaz para combater este vírus devastador", diz Kathrin U. Jansen, Ph.D. e Vice-Presidente Sênio e Diretora de Pesquisa e Desenvolvimento de Vacinas na Pfizer.

As empresas estão iniciando testes em Fase 2 e 3 da Vacina em países com a Argentina, Brasil e EUA, visando a aplicação de doses em até 30 mil voluntários com idades entre 18 e 85 anos. 11 mil voluntários já foram vacinados.

Fonte: Pfizer/BioNTech


Confira em tempo real a COVID-19 no Brasil:



vacinação vacina coronavirus covid19
Assinar newsletter
Assine nossas newsletters e receba conteúdos em primeira mão
enviando dados - aguarde...
Parabéns! Sua assinatura foi recebida com sucesso!
Atenção: Em instantes você receberá um email de confirmação da assinatura. Para efetivá-la, clique no link de confirmação que você receberá. Verifique também sua caixa de SPAM, pois por se tratar de um email automático, seu servidor de emails poderá identificar incorretamente a mensagem como não solicitada.
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar a extensão Olhar Digital Ofertas em seu navegador!.

Recomendados pra você