Saiba como lavar e armazenar máscaras faciais caseiras

Acessório é o mais recomendado para aqueles que precisam sair de casa durante a pandemia de coronavírus
Redação21/05/2020 14h03, atualizada em 21/05/2020 14h25
20200521110810
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Siga o Olhar Digital no Google Discover

Desde que o novo coronavírus se espalhou pelo mundo, o isolamento social é a medida mais eficaz para dificultar a sua disseminação. Porém, nem sempre é possível ficar em casa e, nesses casos, o uso de máscaras faciais é fundamental. Por conta da grande procura, as autoridades recomendam o uso das máscaras caseiras, que precisam ser higienizadas e armazenadas de maneira correta.

Ofertas

As instituições de saúde pelo mundo afirmam que cada máscara deve ser usada por no máximo duas horas, precisando ser lavadas antes de serem usadas novamente. O Ministério da Saúde recomenda deixar a máscara por cerca de 30 minutos em uma mistura de água potável e água sanitária, em proporção de 50 para 1 (500 ml de água potável para 10 ml de água sanitária, por exemplo).

Reprodução

Máscara facial em tempos de Covid-19. Foto: Anna Shvets/Pexels

Depois desse período, é necessário enxaguar e lavar com água e sabão ou na máquina de lavar e deixar secar completamente. Se necessário, é possível passar com ferro quente. Por fim, cada máscara deve ser guardada em um saco plástico fechado de forma individual. O equipamento deve ser descartado se apresentar sinais de deterioração.

Vale ressaltar que, por conta da escassez, as máscaras cirúrgicas devem ser de uso exclusivo de profissionais da saúde. A exceção é para pessoas com sintomas ou diagnóstico da Covid-19, além dos que estiverem cuidando de um paciente. Isso porque essas máscaras possuem maior poder de filtragem e vão impedir que o contaminado transmita a doença para outras pessoas.

Via: Correio do Povo

Redator(a)

Redação é redator(a) no Olhar Digital