Senado aprova lei que obriga uso de máscara em todo o Brasil

Projeto prevê até multa para quem descumprir determinação; texto ainda precisa ser analisado novamente pela Câmara dos Deputados

Daniel Junqueira 04/06/2020 21h45
Máscara de proteção
A A A

O Senado aprovou em votação nesta quinta-feira, 4, um projeto que obriga o uso de máscaras em lugares públicos e privados acessíveis ao público em todo o Brasil.


Atualmente, o uso de máscaras no combate ao novo coronavírus é definido por governos estaduais e municipais. O projeto aprovado no Senado cria uma lei federal que determina até punição para quem descumprir as regras.

De acordo com o texto votado pelos congressistas, fica determinado que ambientes públicos devem ser obrigatoriamente frequentados com máscaras. Além disso, lugares privados com acesso público também precisam obedecer a lei: isso inclui veículos de aplicativos e táxis; ônibus, aviões ou navios de uso coletivo; estabelecimentos comerciais e industriais; prisões e estabelecimentos de cumprimentos de medidas socioeducativas; e, em resumo, qualquer ambiente fechado com reunião de pessoas.

Quem descumprir as ordens pode pagar uma multa. O valor será definido por cada um dos estados, com punição maior em casos de reincidência. O que for arrecadado com as multas será usado em ações e serviços de saúde.

Alguns grupos, como autistas, crianças com menos de três anos, pessoas com deficiência intelectual ou sensorial, e população economicamente vulnerável, não receberão multa.

A legislação também determina que o poder público deve fornecer máscaras à população mais pobre e beneficiários do auxílio emergencial. A previsão é que esses acessórios sejam distribuídos em farmácias populares e postos de assistência social, entre outros.

Apesar de já ter sido aprovado pelo Senado Federal, o projeto de lei ainda não vai a sanção presidencial: na verdade, como os senadores fizeram alterações em um texto aprovado pela Câmara dos Deputados, a nova versão da lei precisa ser avaliada novamente pelos deputados. Portanto, ainda não há previsão de quando a lei passará a valer.


Confira em tempo real a COVID-19 no Brasil:



Saúde máscara facial coronavirus máscaras
Assinar newsletter
Assine nossas newsletters e receba conteúdos em primeira mão
enviando dados - aguarde...
Parabéns! Sua assinatura foi recebida com sucesso!
Atenção: Em instantes você receberá um email de confirmação da assinatura. Para efetivá-la, clique no link de confirmação que você receberá. Verifique também sua caixa de SPAM, pois por se tratar de um email automático, seu servidor de emails poderá identificar incorretamente a mensagem como não solicitada.
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar a extensão Olhar Digital Ofertas em seu navegador!.

Recomendados pra você