Singapura cria robô de limpeza para ajudar no combate ao coronavírus

O XDBOT pode ser comandado por um tablet ou computador

Matheus Luque 17/04/2020 14h20
XDBOT
A A A

Cientistas de Singapura criaram o XDBOT, um robô capaz de imitar os gestos humanos para ajudar os profissionais do serviço de limpeza na crise causada pela pandemia de Covid-19.


O robô tem a forma de uma caixa retangular montada sobre rodas e possui um braço articulado, que pode ser movimentado por controle remoto. O objetivo é que o XDBOT chegue a locais mais difíceis de limpar, como debaixo das mesas de um escritório ou debaixo das camas.

O robô, criado por cientistas da Universidade Tecnológica de Nanyang (NTU), também conta com um tubo para higienizar grandes superfícies. Ele é comandado por um tablet ou um computador, o que reduz significativamente o risco de uma infecção pelo vírus.

Reprodução

Cheng I-Ming, que coordenou o projeto, explica que "ao controlar o robô, um operador humano pode manejar com precisão o processo de desinfecção, sem nenhum contato com as superfícies".

O simpático XDBOT foi testado em um campus universitário e seus criadores desejam testá-lo em locais públicos e hospitais.

Singapura enfrenta uma segunda onda de contágios de Covid-19. Na quinta-feira (16) foi registrado um aumento recorde de infecções em 24 horas, com 728 novos casos, sobretudo em locais de grande população ou que abrigam trabalhadores estrangeiros. 

Até o momento, são 4.427 casos da doença em Singapura, incluindo 10 mortes.

 

Via: UOL

 


Confira em tempo real a COVID-19 no Brasil:



coronavirus covid19 robô singapura
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você