Tailândia usa robô médico 'Ninja' para tratamento de coronavírus

Equipamento é originalmente usado para tratar pacientes com AVC

Guilherme Preta, editado por Liliane Nakagawa 19/03/2020 13h00
Tailândia usa robô para tratar pacientes de coronavírus
A A A

Com a intenção de diminuir o contato entre pacientes e médicos, a Tailândia anunciou o uso dos médicos robôs “Ninja” na luta contra o novo coronavírus. O equipamento foi originalmente criado para ajudar em cuidados de pacientes vítimas do AVC, mas foram redirecionados com a pandemia. Quatro hospitais já receberam um “Ninja” e mais 10 estão à espera.


Os robôs possuem tecnologia 4G e podem detectar a temperatura dos pacientes, supervisionar sintomas e se comunicar por videoconferência. Além disso, o equipamento consegue levar comida e remédios para os pacientes, além de fazer o trabalho de higienização dos quartos.

“Os médicos não precisam entrar na zona de risco, podem permanecer fora do quarto e fazer a comunicação por meio do robô”, destacou Viboon Sangveraphunsiri, da Universidade Chulalongkorn, de Bangcoc.

O robô médico é fruto de uma colaboração entre a universidade tailandesa e Advanced Info Service (AIS), a maior operadora de telefonia do país asiático. 

O “Ninja” tem custo de fabricação entre R$ 15.680 e R$ 47.050, mas, além de tentar reduzir esse valor, o fabricante também o fornece de forma gratuita aos hospitais.

A Tailândia possui 272 casos confirmados e uma morte pela Covid-19.

Via: Uol


Confira em tempo real a COVID-19 no Brasil:



Robótica Tailândia coronavirus epidemia robô
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você