Trump fala em 'surto sério' de Covid-19 no Brasil e questiona voos

O presidente norte-americano perguntou ao governador da Flórida sobre a necessidade de 'cortar voos' entre Brasil e EUA, em vista do aumento de casos do novo coronavírus no País

Renato Mota 28/04/2020 16h04
Donald Trump
A A A

Em uma entrevista coletiva na Casa Branca, o presidente do Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que o "Brasil tem praticamente um surto" do novo coronavírus, e perguntou diretamente ao governador da Flórida, Ron DeSantis, se os voos entre os países deveriam ser cortados.


"O Brasil tem um surto sério, como vocês sabem. Eles também foram em outra diferente de outros países na América do Sul.  Se você olhar os gráficos você vai ver o que aconteceu infelizmente com o Brasil. Então estamos olhando muito de perto e em coordenação com governadores", afirmou o presidente.

A discussão era o aumento dos casos de Covid-19 em outros países, quando DeSantis usou o Brasil como exemplo e Trump perguntou se o governador pensava em "cortar voos" vindos do País. DeSantis respondeu que "não necessariamente", mas defendeu que as companhias aéreas testem mais passageiros. "Se você precisar, nos avise", respondeu Trump ao governador sobre a interrupção nos voos vindos da América Latina.

O presidente Donald J. Trump se reúne com o governador da Flórida, Ron DeSantis no Salão Oval da Casa Branca. (Shealah Craighead/White House)

O Brasil opera atualmente nove voos semanais para aos EUA, com duas rotas para a Flórida e uma para o Texas. Não há restrição para a entrada de brasileiros no país, mas a recomendação é que todo viajante fique em casa por um período de 14 dias após sua chegada.

Em sua conta no Twitter, a correspondente da Globo News Raquel Krähenbühl conta que perguntou ao Subsecretário do Departamento de Estado, Jon Piechowski, se o governo norte-americano estaria considerando restrições de viagens do Brasil. Em resposta, Piechowski teria afirmado que não há nenhum anúncio em termos de viagens e nem assistências com insumos, e que o governo está " realmente focados aqui nos EUA, em cuidar dos cidadãos americanos".

Via: Estado de S. Paulo/G1


Confira em tempo real a COVID-19 no Brasil:



Brasil estados unidos coronavirus covid19
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você