Vacina chinesa para Covid-19 pode estar disponível ao público em novembro

País está desenvolvendo nove das 30 vacinas que já estão em testes em seres humanos, incluindo uma que será aplicada em 10 mil voluntários no Brasil

Rafael Rigues 15/09/2020 10h31
Vacina Covid-19
A A A

Wu Guizhen, diretora de biossegurança no Centro Chinês para Controle e Prevenção de Doenças, afirmou em entrevista à TV estatal chinesa CCTV que uma vacina para a Covid-19 pode estar disponível ao público no país já em novembro ou dezembro.


"Será muito em breve", disse ela, assegurando que o progresso é contínuo. A China é o maior produtor mundial de vacinas, e está desenvolvendo nove das 30 que atualmente estão em fase de testes em humanos. Entre elas a da Sinovac Biotech, que já está em testes de fase 3 no Brasil e deve ser aplicada em 9 mil profissionais de saúde.

Milhares de cidadãos chineses receberam vacinas experimentais produzidas por empresas do país, entre elas a Sinovac Biotech. Em junho autoridades locais aprovaram o uso de uma vacina experimental em membros das forças armadas, e em julho nos profissionais de saúde e outros em "ocupações de risco".

Especialistas de saúde na China afirmam que nem todos precisarão ser vacinados. Neste fim de semana Gao Fu, Diretor Geral do Centro Chinês para Controle e Prevenção de Doenças, disse que profissionais de saúde e cidadãos em países de risco serão priorizados.

Tanto Gao quanto Wu receberam vacinas experimentais. Em declaração à CCTV, Wu afirmou que recebeu uma dose em abril deste ano. "Nos últimos meses tenho me sentido muito bem. Não houve mudanças. E quando recebi a vacina nem tive dor no local", disse.

Fonte: The Guardian


Confira em tempo real a COVID-19 no Brasil:



China vacinação vacina coronavirus covid19
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você