Coronavírus

Vacina oral contra o coronavírus pode ser testada em humanos em junho

Victor Pinheiro, editado por Liliane Nakagawa 02/04/2020 19h45
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Substância será elaborada com base em uma vacina para bronquite infecciosa em galinhas

Desenvolvida em Israel, uma vacina oral contra a Covid-19 deve ser testada em humanos a partir de 1º de junho. A informação foi revelada por Chen Katz, líder do Instituto de Pesquisas da Galileia (MIGAL), em entrevista ao jornal The Jerusalem Post.


O composto é elaborado com base na pesquisa de uma vacina animal para tratar bronquite infecciosa das galinhas, doença comum em aves dessa espécie. Katz está à frente do estudo há pelo menos quatro anos e defende que em poucos dias o laboratório da MIGAL deve obter os componentes ativos da vacina para imunizar pacientes humanos contra o novo coronavírus (Sars-Cov-2).

O cientista explica que a vacina oral para os humanos deve contar com materiais genéticos diferentes da solução aplicada em aves. O objetivo consiste em induzir a formação e a secreção de uma proteína quimérica. A estrutura orgânica, por sua vez, carrega o antígeno viral até ser absorvida por células dos tecidos da mucosa, fazendo com que o corpo traduza o material genético do vírus e passe a produzir anticorpos.

Katz destaca que a pesquisa desenvolveu uma “tecnologia geral”, que não é específica de um só tipo de vírus, o que constituiu uma vantagem para estudar meios de adaptar a vacina ao uso humano.

Além disso, o estudo ainda concluiu que o vírus encontrado nas galinhas partilha do mesmo mecanismo de infecção usado pelo Coronavírus para atacar células humanas. A iniciativa do instituto MIGAL recebeu apoio financeiro do Ministério de Ciência e Tecnologia de Israel. A pasta já trabalha para antecipar processos burocráticos para aprovar a finalização e a comercialização da vacina em breve.

Fonte: Estadão


Confira em tempo real a COVID-19 no Brasil:



Ciência vacina coronavirus covid19 pandemia
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você