Vagas para o setor de tecnologia da informação crescem 63% em um ano

Sul e Sudeste foram as regiões que mais registraram aumento

Vinicius Szafran, editado por Daniel Junqueira 28/09/2020 18h14
Tecnologia da Informação/TI
A A A

A pandemia de Covid-19 mexeu muito com o mercado de trabalho. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desemprego no segundo semestre deste ano é de 11,8%. Muito dessa alta taxa pode ser explicado por profissões que sofreram com o isolamento social, principalmente no comércio. Entretanto, outras profissões tiveram grande crescimento de vagas devido às mudanças no comportamento de empreendedores e consumidores. Foi o caso do setor de TI.


Entre janeiro e setembro do ano passado, foram abertas 8.049 vagas de TI no Brasil, enquanto no mesmo período deste ano o total de vagas disponíveis saltou para 12.682, um aumento de 63%, de acordo com levantamento do Banco Nacional de Empregos (BNE).

Segundo Marcelo de Abreu, presidente do BNE, a pandemia de coronavírus fez grandes alterações no mercado de trabalho. "Além do aumento de vagas no setor da saúde, como enfermagem e farmacêutica, durante a pandemia muitos consumidores optaram por serviços delivery, internet e e-commerce, ou seja, são áreas diretamente ligadas à tecnologia que tornou-se necessária dentro das empresas para que o atendimento continuasse acontecendo, o que consequentemente responde esse aumento de vagas na área de tecnologia", explicou Abreu.

Reprodução

Setor de TI teve aumento de 63% no número de vagas em 2020. Imagem: Shutterstock

Ainda segundo o levantamento, a maior quantidade de vagas está nas regiões Sul e Sudeste do país: São Paulo (5.793), Santa Catarina (1.378), Paraná (1.105), Rio Grande do Sul (1.020) e Rio de Janeiro (858) são os estados com mais vagas para o setor de tecnologia da informação. Em comparação com o mesmo período de 2019, o maior crescimento (138%) foi registrado em São Paulo.

O presidente do BNE acredita que a tecnologia deixou de ser um diferencial e tornou-se essencial para as empresas. "O uso da tecnologia virou parte do negócio, por isso as empresas estão buscando essa migração para os meios digitais", afirmou. Esse é o principal motivo para que desenvolvedores e profissionais de TI possuam amplas oportunidades de mercado atualmente.

Governo de SP oferece mais de 9 mil vagas para cursos profissionalizantes

O Governo de São Paulo disponibilizou 9.060 vagas para 11 cursos rápidos e gratuitos de qualificação profissional do programa Novotec Expresso. Ao todo, 88 municípios das 16 Regiões Administrativas do estado serão contemplados.

O Novotec é um programa voltado aos alunos do Ensino Médio da rede pública, que oferece cursos de profissionalização rápida para que jovens possam ter mais oportunidades de serem inseridos no mercado de trabalho. Ele é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e pela Secretaria de Educação.


Confira em tempo real a COVID-19 no Brasil:



TI Brasil Empregos Tecnologia tecnologia da informação coronavirus covid19
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você