Compartilhe com seus seguidores
A A A

Brasileiros pegos em quarentena fora do Brasil querem voltar ao país

Roseli Andrion, editado por Elias Silva 31/03/2020 20h12

Espaços aéreos fechados em todo o mundo têm obrigado muita gente a ficar longe de casa neste momento de pandemia. É natural que todos queiram voltar para seus lares, mas algumas situações são ainda mais urgentes.

É o caso de Cora Chaves e o marido Affonso Chaves, que estão em Joanesburgo, na África do Sul. Tanto Cora quanto Affonso são idosos, de 64 e 65 anos. Os dois dependem de remédios de uso contínuo e estão preocupados porque a medicação pode acabar se eles não voltarem logo ao país.

Enquanto o casal passeava pela Namíbia e pela África do Sul, a propagação do coronavírus se intensificou globalmente e eles acabaram presos na capital sul-africana. Apesar de terem antecipado a volta ao Brasil assim que perceberam que as dificuldades aumentavam, tiveram voos cancelados em sequência pela Latam, a companhia aérea que os levou para lá.

No momento, Cora e Affonso estão hospedados em um hotel e pagam todas as despesas por conta própria. Eles contam que há outros brasileiros por lá, tanto no hotel em que estão quanto em outros hotéis da cidade. Todos querem retornar ao Brasil o quanto antes, mas dependem das companhias aéreas ou de alguma ação do governo federal.

Conversamos com a Latam, que confirmou o sucessivo cancelamento dos voos em razão da queda de demanda causada pela pandemia. A companhia não se manifestou sobre a ajuda de custo para o pagamento de hospedagem e alimentação, mas informa que tem buscado assegurar a oficialização do voo de repatriação dos brasileiros.

Em resposta ao questionamento do Olhar Digital, a Latam diz que “em função do fechamento da fronteira, a empresa está em tratativas com o governo da África do Sul e aguarda autorização para repatriar seus clientes brasileiros que estão em Joanesburgo. O voo está programado para 1º de abril de 2020. Somente após a autorização das autoridades competentes é que a Latam poderá confirmar o voo”.


Confira em tempo real a COVID-19 no Brasil:



Brasil coronavirus brasileiros
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você