Laboratório de Curitiba cria teste para detectar o novo coronavirus

Vinicius Szafran, editado por Roseli Andrion 05/02/2020 13h25
Laboratório brasileiro coronavírus
Clique aqui para assistirLaboratório de Curitiba cria teste para detectar o novo coronavirus
A A A

Novo Coronavírus. O vírus que está causando preocupação em todo o mundo ainda não chegou ao Brasil, mas já estamos nos preparando para o combate. O laboratório DB Molecular, unidade especializada da curitibana Diagnósticos do Brasil, está desenvolvendo um novo exame capaz de identificar diretamente a presença do vírus, com resultados em até 10 dias.

Para o desenvolvimento do exame não foi necessária uma amostra do vírus. Em vez disso, foram usadas informações resultantes do sequenciamento genético dele, liberadas pela Organização Mundial de Saúde. 

Como ainda não há testes comerciais capazes de detectar o vírus, cada laboratório desenvolve seu método “em casa”, e um deles é o diagnóstico indireto, por exclusão. Amostras do paciente, coletadas das fossas nasais e da garganta, são comparadas com um “painel” de 21 outros vírus capazes de causar sintomas similares, sendo 4 deles outras variantes da família coronavírus.

Se o teste der positivo para um destes vírus conhecidos, a suspeita é descartada e o paciente pode ser liberado do isolamento. O problema deste método é que ele não descarta a possibilidade de uma co-morbidade, ou seja, de que o paciente tenha um vírus conhecido e o novo Coronavírus. Isso é evitado com o novo teste.

O novo Coronavirus “assusta” porque “ainda é um vírus desconhecido, de alta virulência e que já causou um grande número de mortes. E um vírus sofre mutações, que podem deixá-lo mais atenuado, ou mais virulento”, diz o Dr. Nelson Gaburo, gerente geral do DB Molecular.

O exame 2019-nCov estará disponível em todo o país em até uma semana, e poderá ser encontrado em mais de 6.000 laboratórios credenciados ao Diagnósticos do Brasil. Como o laboratório não atende o cliente final, preços não foram informados.


Confira em tempo real a COVID-19 no Brasil:



Vírus Brasil OMS coronavirus
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você