Por que o sequenciamento do genoma de vírus é importante

Roseli Andrion 06/03/2020 20h12
coronavírus no Brasil
Clique aqui para assistirPor que o sequenciamento do genoma de vírus é importante
A A A

Desde o anúncio do primeiro caso de Covid-19 no Brasil, as autoridades sanitárias nacionais estão em alerta. Para garantir que os casos sejam tratados da forma mais adequada, é essencial sequenciar o vírus que causa a doença.

Esse trabalho foi feito no Instituto de Medicina Tropical da USP por uma equipe formada por quatro cientistas. As pesquisadoras são lideradas por Jaqueline Góes de Jesus e o projeto desenvolvido por elas é fundamental no enfrentamento à doença.

Esse conhecimento ajuda, inclusive, na tomada de decisão em relação a casos assintomáticos – como o da jovem brasileira de 13 anos que tem o vírus, mas não manifesta a doença. Jaqueline lembra que esses pacientes podem ser mais perigosos no espalhamento da infecção.

Para quem quer se prevenir, é importante manter as mãos limpas, usar álcool 70% para higienização, evitar o compartilhamento de utensílios e não frequentar aglomerações. E vale lembrar que não é possível prever a duração da epidemia.


Confira em tempo real a COVID-19 no Brasil:



Ciência sequenciamento genético genomas coronavirus
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar a extensão Olhar Digital Ofertas em seu navegador!.

Recomendados pra você