5 dicas para você aproveitar melhor a câmera do seu Android

O mercado de smartphones avançou tanto nos últimos anos que, hoje, é difícil encontrar uma câmera de celular que seja definitivamente ruim.

Tudo depende de gosto pessoal, é claro, mas é perfeitamente possível registrar fotos ótimas em quase qualquer aparelho moderno disponível no mercado, independentemente da marca.

Se você tem um smartphone Android, aqui estão cinco dicas (inspiradas nesta lista do Android Central) para você aproveitar melhor a câmera do seu celular.

1. Limpe as lentes

Reprodução

Quer tirar fotos cristalinas com a câmera do seu celular? Então, é sempre bom ficar de olho para pequenas partículas de sujeira que podem aparecer na lente do aparelho. Lenços de microfibra são ideais para limpar o vidro das lentes do celular sem deixar riscos.

2. Use grades

Reprodução

Quase todo aplicativo de câmera vem com a função "grade", que, como o nome sugere, coloca algumas linhas sobre a imagem antes que a foto seja tirada. Com essa grade, você pode ter uma noção melhor de como posicionar os elementos da foto e escolher de maneira mais cuidadosa a composição da imagem.

Isso ajuda o resultado final a parecer mais profissional. Em fotos de pôr-do-sol, por exemplo, você pode usar as linhas para deixar o horizonte perfeitamente reto na fotografia. Vale também para qualquer foto que exija mais cuidado "geométrico".

3. Evite o flash

Reprodução

O flash é uma função procurada por muitos usuários, mas que deve ser usada com moderação. Em ambientes de pouca luz, ele até pode ajudar a iluminar a cena. Mas, em alguns casos, se o celular não tiver um sistema de equilíbrio de temperatura, a foto pode ficar com um brilho estourado, deixar pessoas com olhos vermelhos ou com reflexos exagerados na pele.

O ideal é consertar a luz do ambiente sempre que possível. Não tire fotos contra a luz de uma janela, por exemplo, mas posicione a sua câmera em frente a ela para aproveitar a iluminação natural.

4. Ative o HDR (se houver)

Reprodução

O que o HDR faz é equilibrar melhor pontos de sombra e de luz numa imagem. Dessa forma, o que é escuro fica escuro de verdade, e o que é claro fica claro de verdade, mas sem prejudicar as nuances ou a definição da imagem.

O filtro de alto alcance dinâmico (HDR, na sigla em inglês) é um salvador da pátria em smartphones que possuem o recurso. Se o app de câmera do seu celular possui esse sistema, vale a pena deixá-lo ativado o tempo todo.

5. Conheça as configurações

Reprodução

Muita gente está acostumada a apenas abrir o app de câmera do Android e pressionar o botão de disparo. Mas muitos deles vêm repletos de opções de configuração que permitem melhorar, e muito, a qualidade de uma imagem, se você estiver disposto a conhecer cada recurso.

Alguns celulares vêm com um "modo profissional" que permite mudar digitalmente o tempo de exposição, balanço de branco, ISO ou foco, por exemplo. Vale a pena mexer bastante nestas funções e descobrir quais delas podem deixar a sua imagem mais bonita no final.

Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ