5 funções do Telegram que podem evitar o vazamento de mensagens

O Telegram esteve recentemente envolvido em polêmicas referente a vazamentos de mensagens do ministro Sérgio Moro. Saiba quais funções usar no aplicativo para evitar este tipo de problema!

Alvaro Scola 11/06/2019 17h58
Sérgio Moro
A A A

Recentemente no Brasil estão aparecendo diversas notícias que mostram que os aplicativos utilizados para a troca de mensagens nem sempre são seguros. Por exemplo, até mesmo o Telegram, que seria mais seguro do que o WhatsApp, se viu alvo de polêmicas recentes por conta de vazamentos de conversas do ministro Sérgio Moro.


É claro, que para não estar sujeito a este tipo de problemas, não basta utilizar programas que se consideram mais seguros como o Telegram ou o Signal, se você não habilitar determinadas funções importantes. A seguir, veja XX funções do Telegram para evitar que você tenha o vazamento de conversas.

Senha de bloqueio

Quando o assunto é proteger o aplicativo no próprio aparelho, diferente do que ocorre com o WhatsApp, o Telegram possui um recurso para que ele não seja acessado sem uma senha ou com a digital cadastrada para o sistema. O WhatsApp, ao menos no caso do Android, ainda requer algum programa externo para que possa ser protegido por senha, enquanto no iOS, ele pode usar o Touch ID ou Face ID para autenticação.

Reprodução

Este recurso, vale lembrar, fica restrito ao próprio aparelho. Ou seja, mesmo quando ele está ativo, se você instalar o Telegram em um novo telefone ou ao acessá-lo no computador, esta senha não será usada. O recurso é facilmente ativado a partir da tela de configurações do aplicativo na parte de segurança.

Verificação em duas etapas

Diferente da opção vista acima, a verificação em duas etapas do Telegram não é nem um pouco parecida com o que é vista em outros aplicativos de redes sociais ou para a troca de mensagens. Aqui, ela funciona como uma senha, que esta sim será solicitada quando o login for feito em outras máquinas.

Além da senha que será definida, é claro, o Telegram ainda enviará um SMS para a conta que está sendo acessada com um código, que nesta parte, é sim igual ao que ocorre com o WhatsApp e outros apps.

Reprodução

Ainda nesta opção, você também pode definir um e-mail de recuperação caso você acabe esquecendo a senha que foi definida.

Chat Secreto

Um dos recursos mais interessantes e seguros do Telegram ficam por conta do chat secreto, que diferente de uma conversa convencional, é bem segura. Isso acontece, pois, todo o conteúdo enviado em um chat secreto é completamente apagado após a conversa ser encerrada.

Não apenas isto, esta função também conta com algumas características extras, que podem sim evitar qualquer vazamento fácil como:

  • Criptografia de ponta a ponta
  • A conversa não fica salva em nenhum servidor
  • Encaminhamento desativado
  • Não é possível realizar a captura de telas

Para iniciar uma conversa neste modo de “Chat secreto” o processo é bem simples, conforme mostra a imagem abaixo.

Reprodução

Encerrar sessões ativas

Assim como o Google, Facebook, WhatsApp e outros serviços, ao ser aberto em um computador ou celular, o Telegram acaba ficando com uma sessão aberta. Na prática, isto significa que, caso você não tenha adotado um dos mecanismos de segurança citados acima, qualquer pessoa com acesso a máquina, consegue usar a sua conta do Telegram.

Para encerrar uma sessão o processo é bem simples. Basta que o seu usuário vá nas configurações e entre em “Privacidade e segurança > Sessões ativas”.

Reprodução

Apagar conversa e histórico

Da mesma forma que ocorre no WhatsApp, o Telegram também mantém um histórico e a sua lista de conversas recentes. Estes itens, é claro, podem ser facilmente acessados em outros dispositivos que tenham o acesso a sua conta.

Reprodução

Para eliminar rastros, felizmente, o Telegram conta com duas opções que aparecem na imagem acima e apagam estes registros, que são:

  • Limpar histórico – Apaga todas as mensagens enviadas, mantendo ainda o seu contato salvo;
  • Apagar conversa – Além de apagar todas as suas mensagens, esta opção também remove o contato de sua lista de conversas.

É importante ressaltar que independentemente da função utilizada aqui, o Telegram conta com opções que apagam este histórico tanto de seu telefone, quanto do aparelho da pessoa com que você está conversando.


Dicas telegram Dicas&Tutoriais
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você