Dicas e Tutoriais

Firefox

7 funções para você dar uma chance ao Firefox Preview no Android

Alvaro Scola 09/01/2020 11h20
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Versão de testes do navegador traz recursos interessantes para quem está preocupado com a privacidade e é uma boa alternativa para o lugar do Chrome no Android. Entenda!

O Firefox é um dos navegadores mais populares do momento, sendo que ele está disponível para computadores e celulares. Por sua vez, no Android, o browser tem mais de uma versão disponível, sendo que a de testes possui alguns recursos bem interessantes e exclusivos.


Assim, se você está procurando uma nova opção de navegador ou apenas quer testar uma alternativa ao Chrome, a versão “preview” do Firefox pode ser uma opção interessante. O Olhar Digital fez uma lista com 7 funções interessantes, que podem fazer você dar uma chance para o Firefox Preview no Android.

Navegação com foco em privacidade

Seguindo as mesmas configurações, que foram implementadas em sua versão para PC em 2019, o Firefox Preview traz uma opção chamada “Enhanced Tracking Protection”, que como o seu nome sugere, bloqueia alguns sites de obterem algumas informações suas através de cookies, anúncios e outros elementos.

Reprodução

Quando esta opção está ativada no modo “Strict”, entretanto, fica o aviso de que alguns sites podem não carregar corretamente.

Atalho para ser aberto no modo anônimo

Ao navegar na internet, é bem comum que você queira abrir alguns sites ou links diretamente no modo anônimo para ao menos não deixar um rastro no celular do que você andou visitando. Assim, para facilitar a vida nesses momentos, o Firefox traz uma opção em seu menu para que ele possa ser aberto com o modo anônimo já ativado.

Reprodução

Caso você esteja à procura de uma solução dessas no computador, você pode conferir esse tutorial do Olhar Digital, que lhe ensina a abrir o Chrome e o Firefox já com o modo anônimo ativado.

Apagar dados de navegação ao fechar o browser

Mais um recurso ligado a privacidade no Firefox Preview é uma opção, que apaga todos os dados de navegação assim que o browser é fechado. Dessa forma, caso você não possa abrir um site por conta do modo anônimo, a sua privacidade ao menos no celular, ainda é mantida.

Reprodução

Essa função, é claro, além de te ajudar na privacidade, também faz com que o navegador não acabe ocupando muito espaço no celular com arquivos necessários para o carregamento de sites.

Vídeos continuam em reprodução com o navegador “minimizado”

Ao acessar um site como o Olhar Digital, por exemplo, ao deixar um vídeo em execução e sair do navegador a sua reprodução não é pausada, o que é algo bem útil para se fazer duas tarefas ao mesmo tempo. Infelizmente, esse recurso não funcionou com o YouTube, ao menos nos testes realizados por nós.

Forçar zoom em sites

Ao navegar pela internet, provavelmente, você já se deparou com algum site que utilizasse elementos pequenos em sua interface e, ao tentar dar zoom com o gesto de pinça, nada ocorreu. O Firefox Preview, por sua vez, consegue “burlar” essa limitação em sites, fazendo com que a função de zoom possa ser utilizada em qualquer página.

Reprodução

Leitor de códigos QR integrado

Hoje em dia, é cada vez mais comum receber algo na internet embutido em um código QR.
Para revelar o conteúdo deles, é claro, existem diversas opções disponíveis como até mesmo o Google Lens, mas o Firefox também conta com essa função, que é acessada através de um simples atalho ao abrir uma nova guia.

Troca simples do mecanismo de busca

Mais um ponto bem interessante do Firefox Preview, é que para quem não gosta de utilizar o Google como o seu serviço de buscas por uma questão de privacidade, pode mudar facilmente o motor utilizado. Assim, por exemplo, em sua configuração, você pode trocar o Google pelo Startpage.com de forma fácil, além de poder adicionar outros mecanismos manualmente.

Reprodução

Ainda na parte de configurações da busca, você também pode facilmente fazer com que pesquisas feitas no navegador sejam ocultadas.

Pronto! Agora, você já conhece um pouco mais do Firefox Preview e alguns de seus recursos principais. Por se tratar de uma versão experimental do navegado, entretanto, mudanças nas funções podem ocorrer rapidamente.

Navegadores browser Android Firefox Dicas Dicas&Tutoriais
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você