Dicas e Tutoriais

Golpe Facebook

Ataque ao Facebook: tire as suas dúvidas e veja o que fazer para se proteger

Elson de Souza, editado por Daniel Junqueira 28/09/2018 16h26
Compartilhe com seus seguidores
A A A

O Facebook revelou uma falha de segurança nesta sexta-feira, 28, que afetou até 50 milhões de contas em todo mundo. Segunda a rede social, os cibercriminosos tiveram a tokens que podem dar acesso aos perfis do usuário. Além disso, outros 40 milhões de usuários podem ter sido atingidos pela ameaça também tiveram que refazer logins em suas contas.


Em meio a toda essa discussão, muitas dúvidas surgem entre os usuários sobre o que fazer e os impactos que o caso pode ter na sua segurança digital. Pensando nisso, o Olhar Digital traz algumas orientações gerais e as recomendações do próprio Facebook para contornar o problema. Confira:

- É preciso trocar a senha?

Segundo o Facebook, isto não é necessário. A empresa explicou que os criminosos tiveram acesso apenas a tokens, que são chaves digitais que mantêm as pessoas conectadas à rede social sem que seja necessário digitar suas senhas constantemente. Ou seja, dados como e-mail e senha não foram vazados, a princípio.

- Como saber se a minha conta foi afetada?

O Facebook ainda não forneceu uma ferramenta que permita que o usuário saiba se foi atingindo pelo ataque. No entanto, a empresa afirma ter desconectado 50 milhões de perfis que foram afetados e mais 40 milhões de perfis que usaram o recurso “Ver como” no último ano, totalizando 90 milhões de contas.

Caso você tenha sido obrigado a logar novamente no seu perfil nas últimas 24 horas, é possível que a sua conta tenha sido afetada. Outra possibilidade é que você tenha usado o recurso “Ver Como”, que permitia visualizar o seu perfil como se fosse outra pessoa.

- Que tipo de informações pode ter sido acessado?

O Facebook afirma que ainda está no início das investigações sobre o caso e que não há como determinar se as informações foram mal utilizadas ou acessadas por alguém. Entretanto, pela descrição do golpe, os tokens roubados por estes criminosos dão acesso ao perfil inteiro do usuário, incluindo as mensagens, fotos e aplicativos conectados.

- O que fazer?

O Facebook disse que já tomou todas as medidas necessárias para o caso. Entretanto, a rede social recomendou que usuários desconfiados revisem os dispositivos conectados à sua conta. Veja como fazer isso no passo a passo a seguir:

No PC

1. No Facebook, clique na seta da barra superior e escolha a opção “Configurações”;

Reprodução2. Na menu da esquerda, escolha “Segurança e Login”;

Reprodução3. Na guia “Onde você se conectou”, revise os logins recentes na sua conta e os dispositivos. Se quiser, toque em “Ver mais” para expandir a lista;

Reprodução4. Caso encontre algo suspeito, há duas opções:

Sair do login específico: Clique nas reticências ao lado do item e escolha a opção “Sair”. Caso queira ver meais detalhe, toque em “Não é você?”;

ReproduçãoSair de todas as sessões: Caso queira eliminar qualquer dúvida, basta tocar em “Ver mais” para expandir e tocar em “Sair de todas as sessões”;

ReproduçãoPronto! Com essa medida, você já deve revogar todos os acessos à sua conta.

No celular

1. Toque sobre o menu sanduíche, procure a opção “Configuração e privacidade” e escolha “Configurações”;

Reprodução2. Toque em Segurança e login;

3. Na guia “onde você está conectado”, toque em “ver mais” para ter mais detalhes;

Reprodução4. O passo a passo para sair de um dispositivo é praticamente o mesmo: você pode se desconectar de um ou de todos ao mesmo tempo;

Pronto! Agora você sabe como se desconectar no seu smartphone.

-> Tudo sobre o Facebook: história e dicas de segurança para usar a rede social!
-> Como entrar no Facebook: problemas comuns e dicas de login


Segurança Facebook Dicas&Tutoriais
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você