Como apagar os dados de um HD de uma vez por todas

Alvaro Scola, editado por Marcelo Gripa 22/08/2018 12h00
HD
A A A

Quando você precisa se desfazer de um HD ou outro dispositivo de armazenamento, é necessário ter cautela com os arquivos que um dia já foram armazenados nele. Isso se deve ao fato de o Windows e outros sistemas operacionais não apagarem eles por completo, o que significa que esses arquivos podem ser recuperados com o uso de certas ferramentas.


Para evitar que seus arquivos caiam em mãos erradas, é necessário fazer o uso de programas capazes de eliminar os vestígios do HD. A seguir, veja como apagar de forma definitiva os arquivos de um disco rígido.

Como apagar os dados de um HD com o Windows

Através do Windows, serão mostradas duas formas de apagar arquivos. O primeiro método explica como apagar uma unidade inteira. Confira:

  1. Acesse esta página e clique no local indicado para iniciar o download do Disk Wipe;

    Reprodução
  2. Execute-o como administrador. O aplicativo não requer instalação;

    Reprodução
  3. Na coluna que está na parte esquerda do programa, escolha o disco que deseja apagar e clique em “Wipe Disk”;

    Reprodução
  4. Selecione qual será o formato da partição após os arquivos da unidade serem apagados;

    Reprodução
  5. Escolha quantas “passagens” serão feitas para apagar os arquivos. Aqui, quanto maior o valor, mais seguro será o processo. Clique em “Next”;

    Reprodução
  6. Digite no campo destacado as palavras: ERASE ALL. Clique em “Finish > Yes”;

    Reprodução
  7. Aguarde o processo finalizar, ele pode demorar até ser concluído.

    Reprodução

Depois de ter apagado os arquivos com o programa, você notará que o disco está com o espaço ainda tomado, mesmo que não apresente nada em seu conteúdo. Isto acontece por causa do programa ter feito a escrita de arquivos falsos no lugar do conteúdo apagado. Portanto, após ter realizado este processo, faça uma formatação simples pelo próprio Windows para ter de volta o espaço livre.

Como apagar arquivos específicos

Ter que apagar todo o conteúdo de um HD às vezes pode não ser a solução ideal se você precisa apenas se livrar de alguns arquivos específicos. Para estes casos, é necessário usar um outro programa que tratará apenas dos arquivos que você escolher. Veja:

  1. Acesse esta página e clique no local indicado para iniciar o download do Eraser;

    Reprodução
  2. Execute o arquivo baixado para realizar a instalação do programa;
  3. Depois de iniciar o aplicativo, clique na seta indicando para baixo que está ao lado de “Erase Schedule” e utilize a opção “New task”;

    Reprodução
  4. Na nova janela, vá em “Add data”;

    Reprodução
  5. Em “Target type”, defina qual o tipo de conteúdo a ser apagado definitivamente. Já em “Settings”, aponte os caminhos;

    Reprodução
  6. No campo “Erasure Method”, defina quantas “passagens” serão feitas para apagar os arquivos. Tal como no outro programa, quanto maior o número de passagens, mais seguro ele será. Clique em “Ok”;

    Reprodução
  7. Em “Task type”, defina quando a tarefa será executada. Se for rodá-la imediatamente, marque a opção “Run immediately”.

    Reprodução

Como apagar o HD sem deixar o sistema

A última das opções é apenas recomendada para os casos em que você não utilizará mais o HD e o deixará com outra pessoa. Com o programa DBAN, você poderá apagar um HD inteiro, sem deixar vestígios até mesmo do sistema.

Para utilizá-lo, é necessário gravar a imagem ISO em um CD ou pendrive e deixar uma delas como a opção principal para o boot do computador.

Windows HD Dicas Dicas&Tutoriais
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você