Dicas e Tutoriais

Receita Federal

Como consultar o CPF no celular

Alvaro Scola 23/07/2019 10h40
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Com os aplicativos oficiais certos, você pode consultar a situação de seu CPF no celular em poucos minutos. Veja!

O CPF é um dos documentos mais importantes de qualquer brasileiro, sendo solicitado muitas vezes para realizar cadastros, compras e outras ações. Por sua vez, muitos brasileiros acabam tendo o seu CPF em situação irregular, o que pode acabar impedindo eles de realizar uma destas ações mencionadas anteriormente.


Felizmente, caso você esteja em dúvida sobre qual a situação do seu CPF, existem algumas opções para consultá-la através do seu próprio telefone celular. A seguir, veja como consultar a situação do seu CPF pelo celular.

Importante

No tutorial exibido abaixo são utilizados apenas aplicativos oficiais, que são capazes de verificar a situação de seu CPF. Na Google Play e App Store, existem até outras opções de aplicativos, mas por questões de privacidade e de se tratar de documentos importantes, apenas o uso de apps oficiais são recomendados.

Como consultar o CPF no celular

O primeiro aplicativo para verificar a situação de seu CPF se trata do “Pessoa Física”, um programa criado pela própria Receita Federal. Confira como utilizá-lo:

  1. Acesse a Google Play ou a App Store e realize o download do programa Pessoa Física;
  2. Ao abrir o aplicativo pela primeira vez, toque na opção “Consulta e 2º via de CPF;

    Reprodução
  3. Agora, coloque o número de seu CPF e a sua data de nascimento e toque no ícone da lupa. Então, você poderá ver a situação de seu CPF.

    Reprodução

Além da opção do aplicativo de pessoa física, através de seu CPF, é possível verificar se você possui alguma dívida ou não no Serasa. Para isto, basta seguir estes passos:

  1. Faça o download do aplicativo SerasaConsumidor na Google Play ou App Store;
  2. Prossiga com a explicação de como o app funciona e clique em “Entrar”;

    Reprodução
  3. Caso não tenha realizado o cadastro como mostrado acima, faça-o pelo celular. Na guia “Seu nome”, verifique se o seu CPF está sujo ou não.

    Reprodução

Pronto! Agora, você já sabe como consultar a situação de seu CPF pelo celular.

Serviços Dicas Governo Dicas&Tutoriais
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você