Dicas e Tutoriais

facebook olho privacidade

Como controlar quais apps têm acesso às suas informações do Facebook

Renato Santino 22/03/2018 18h20
Compartilhe com seus seguidores
A A A

A situação recente do Facebook e a descoberta de que desenvolvedores de aplicativos “fazem a festa” com as informações que coletam por meio da integração com a rede social, como evidenciado no caso da Cambridge Analytica, fez com que muita gente tomasse finalmente consciência de sua privacidade online.

Se você se escondeu debaixo de uma pedra nos últimos tempos, aqui vai uma explicação breve: um teste inocente de personalidade na rede social, criado por um pesquisador em 2014 conseguiu 270 mil participantes e, por meio dessas pessoas, também acumulou dados de outras 50 milhões de pessoas que eram suas amigas ou conhecidas na rede social. Os dados foram repassados indevidamente para as mãos da Cambridge Analytica, que usou essas informações na campanha de Donald Trump.

O primeiro passo para garantir um pouquinho mais de privacidade na rede social é ver quais aplicativos têm acesso às suas informações. Se você tem o hábito de usar o recurso de fazer login pelo Facebook em outros aplicativos, as chances são grandes de que são muitos.

Veja como proceder:

1. Entre neste link

O link acima é um atalho que leva direto para as configurações de aplicativos conectados ao Facebook. Se preferir fazer isso manualmente, basta clicar no ícone de setinha para baixo no canto superior direito da tela, entrar em “Configurações” e “Aplicativos”

Reprodução

2. Para cortar o acesso de um app aos seus dados, passe o mouse sobre ele e clique no “X”

O Facebook vai exibir uma janelinha de confirmação. Clique em “Remover” para confirmar o fim da integração.

Reprodução

3. Se você não quiser cortar totalmente a conexão com um app, pode limitar os dados a que ele tem acesso

Para isso, basta passar o mouse e clicar no ícone do lápis. O Facebook vai exibir todas as permissões que o aplicativo tem e quais são os dados aos que ele tem acesso. Você pode cancelar a maioria deles sem romper totalmente a conexão com o aplicativo.

Reprodução

Facebook privacidade Dicas&Tutoriais
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você