Os celulares com Android vem junto com o Google Assistente, que permite realizar diversas tarefas do dia-a-dia usando comandos por voz, sem precisar mexer de fato no aparelho com as mãos. Apesar de sua praticidade, algumas configurações padrões deste assistente virtual incomodam e precisam ser adequadas para atender as suas necessidades.

Uma delas, por exemplo, é que por padrão o Google Assistente não permite que o desbloqueio do aparelho seja feito apenas por voz, mas isto é algo contornável ao mudar alguns parâmetros nele. Desta forma, confira a seguir como fazer o desbloqueio do seu celular Android com o Google Assistente.

-> Ok Google: 50 comandos de voz que você pode usar com o Google Assistente

Importante

Para realizar a tarefa mencionada acima não será necessário fazer a instalação de nenhum aplicativo extra, uma vez que este é um recurso do próprio Google Assistente, que assim como foi dito anteriormente, já vem pré-instalado em aparelhos que rodam o Android.

publicidade

Como o habilitar o desbloqueio do celular pelo Google Assistente

Apesar de o Google Assistente estar disponível para iPhone, a função exibida a seguir funciona apenas em celulares com o sistema Android, sendo o processo bem simples de ser executado. Confira como prosseguir:

  1. Abra o Google Assistente normalmente ao falar “Okay, Google” ou pressionar e segurar o botão “Home” do celular;
  2. Toque no ícone conforme está indicado na imagem abaixo e, então, clique no ícone representado por “Três pontos”;Reprodução
  3. Agora, entre em “Configurações” e vá na guia “Assistente”;Reprodução
  4. Deslize a tela para baixo e, em “Dispositivos – Assistente”, clique em “Telefone”;Reprodução
  5. Localize a opção “Desbloquear com o Voice Match” e habilite a chavinha que fica ao seu lado. Neste momento, o celular deverá solicitar o código PIN utilizado para o seu desbloqueio.Reprodução

Após ter realizado estes passos, ao dizer “Okay, Google” para chamar o assistente, o desbloqueio do Android será realizado e você poderá utilizar o sistema sem ter que colocar o código PIN nele.
Pronto! Agora, você já sabe como é possível desbloquear um celular com o Android com a sua voz utilizando o Google Assistente para esta tarefa.