facebook

Como desinstalar o aplicativo do Facebook do seu celular (não, não é tão fácil)

Alvaro Scola 04/01/2019 12h37
Compartilhe com seus seguidores
A A A

O Facebook é a rede social mais popular do mundo, com mais de 2 bilhões de usuários, mas sua imagem foi comprometida devido a escândalos recentes de privacidade. Muitos destes episódios, inclusive, motivaram a desistência de parte das pessoas de utilizar o serviço. O mais recente deles, por sua vez, mostrava que aplicativos do Android estariam mandando informações pessoais suas para a rede social sem que você soubesse.


Atualmente, ao comprar um aparelho não é incomum que o aplicativo do Facebook já venha instalado nele, mesmo que você não tenha qualquer interesse em usar a rede social. Desta forma, diferente do que se possa imaginar, o processo para fazer a remoção do app no celular nem sempre é tão simples quanto parece dependendo da sua fabricante. A seguir, confira como desinstalar o aplicativo do Facebook e seus serviços no Android ou no iPhone:

No Android

A desinstalação do aplicativo do Facebook no Android não difere muito de outros programas quando a fabricante não coloca empecilhos para isso. Assim, para removê-lo, basta seguir estes passos:

  1. Entre na tela de “Configurações do aparelho” e vá em “Aplicativos”;

    Reprodução
  2. Procure o Facebook na lista e, ao acessá-lo, clique em “Desinstalar”. Na mensagem, toque em “Ok”.

    Reprodução

Ao desinstalar o Facebook, o Messenger, seu aplicativo de mensagens, continua instalado. Portanto, caso deseje removê-lo também, é necessário repetir o processo acima com ele.

-> Tudo sobre o Facebook: história e dicas de segurança para usar a rede social!
-> Como entrar no Facebook: problemas comuns e dicas de login

Quando o Android não permite a desinstalação

Dependendo da marca do seu aparelho, pode ser que o Facebook já venha pré-instalado e não tenha como fazer a desinstalação do app seguindo os procedimentos listados acima. Nestes casos, existem duas opções:

A primeira e mais simples, consiste em apenas ‘desativar’ o aplicativo. Ou seja, ele não é desinstalado, mas deixa de funcionar e rodar em segundo plano. Para fazer isto, é necessário seguir estes passos:

  1. Entre na tela de “Configurações do aparelho” e vá em “Aplicativos”;

    Reprodução
  2. Procure o “Facebook” na lista, clique em “Desativar” e em “Desativar” novamente. Se necessário, faça o mesmo processo para o “Messenger”.

    Reprodução

Caso queira reativá-lo para voltar a usá-lo, basta entrar no mesmo menu e usar a opção “Ativar”. Como dito acima, esta forma apresentada não desinstala o aplicativo, mas existe um meio de ainda removê-lo. Para isto, será necessário o uso de um computador junto com o Android. Primeiro, começando no Android, ative o modo de desenvolvedor e a depuração USB do sistema da seguinte maneira:

  1. Acesse a tela de “Configurações do aparelho” e vá em “Sobre o dispositivo”. Entre em “Informações do software” e dê 7 toques em “Número da versão”;

    Reprodução
  2. Volte ao menu principal das “Configurações do aparelho”, entre em “Opções do desenvolvedor” e habilite o item “Depuração USB”.

    Reprodução

Agora, no computador, é necessário instalar os drivers ADB e as ferramentas dele para gerenciar o Android. Veja:

  1. Realize o download dos drivers ADB por este link e instale-os;
  2. Então, faça o download das ferramentas ADB e extraia o conteúdo do arquivo ZIP para uma pasta de fácil acesso. Se possível, crie uma pasta chamada “adb” na raiz do C:\;
  3. Conecte o celular ao computador e deixe-o no modo de transferência de arquivos;
  4. Abra o “Prompt de comando” como administrador pelo “Menu iniciar”;

    Reprodução
  5. Entre com o seguinte comando para acessar a pasta onde estão as ferramentas do ADB: cd c:\adb\platform-tools;

    Reprodução
  6. Para ter certeza que o celular está sendo reconhecido como deve no computador, entre com o comando: adb devices. Caso apareça a palavra “unauthorized”, desbloqueie o celular e conceda a permissão para ser feita a depuração USB;
  7. Agora, inicie a ferramenta ADB com o comando: adb shell;

    Reprodução

Para listar os aplicativos e serviços do Facebook que vem instalados de fábrica no seu aparelho, entre com o comando: pm list packages | grep 'facebook'. 

Reprodução

Note que o comando utilizado listará mais de um aplicativo para o Facebook. Portanto, para removê-lo por completo, será necessário desinstalar todos eles com o comando: pm uninstall -k nome do pacote.

Reprodução

Depois da desinstalação do Facebook, caso seja de sua vontade, o processo pode ser repetido com o Messenger. O comando que você utilizará é o mesmo, a diferença é que no comando para listar os aplicativos instalados, deve-se usar o “Messenger” no nome do pacote.

No iOS

O processo para desinstalar o Facebook nos iPhones e outros dispositivos da Apple é bem mais fácil e segue o método universal da remoção de aplicativos. Confira como fazê-lo em apenas um passo:

  1. Procure o Facebook na grade de aplicativos do iPhone. Toque e segure sobre ele até aparecer o “X”. Clique nele e, na mensagem, em “Apagar”.

    Reprodução
Pronto! Agora você já sabe como remover os aplicativos do Facebook que estão instalados no seu celular com Android ou iOS.

Android Dicas Facebook iOS Dicas&Tutoriais
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você