Como saber se um arquivo é seguro antes de fazer o download dele

Se você está preocupado com a possibilidade de um arquivo ser mal-intencionado, não é preciso baixá-lo para depois conferir com o antivírus. É possível verificar o arquivo antes de fazer o download; veja como:

  1. Localize o link de download do arquivo, que é o link direto para baixar o arquivo que você deseja, clique com o botão direito do mouse e em “Copiar endereço do link”;

    Reprodução

  2. Acesse o site VirusTotal.com; na aba “URL”, cole o link do arquivo e clique em pesquisar;
  3. A plataforma vai baixar o arquivo em seus servidores e verificar se está infectado. Se o resultado for “Nenhum motor detectou esta URL", significa que nenhum dos antivírus detectou alguma ameaça;

    Reprodução

  4. Caso seja detectada alguma ameaça, a plataforma mostra quantos antivírus encontraram algum erro.

    Reprodução

A plataforma pode não reconhecer vírus e malwares muito recentes. Além disso, vale lembrar que a dica não substitui as práticas básicas de segurança online, como evitar clicar em links suspeitos, o que pode proteger contra phishing, roubo de dados e outras ameaças.

Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ