Depois dos casos de superaquecimento e explosão de diversos aparelhos Galaxy Note 7, vários usuários ficaram preocupados com seus celulares. Sejam eles da Samsung ou não. Para que você não se preocupe tanto, há alguns sinais que indicam se a bateria do seu smartphone corre o risco de explodir.

Sintomas

  • Aparelho muito quente
    Seu telefone está tão quente que você mal consegue utilizá-lo? Esse é um dos mais clássicos sinais de superaquecimento das baterias. Entenda por que seu smartphone esquenta tanto.
  • Tela saltando
    A tela do seu celular está sendo empurrada para a frente? Como se estivesse mal encaixada no aparelho? Isso pode significar que a bateria do smartphone está inchada e é um problema que pode levar à explosão do componente.

    Reprodução

  • Bateria aquece muito quando recarregada
    Se você usa o telefone normalmente durante o dia, mas percebe que ele fica extremamente quente quando está conectado ao carregador, é melhor ficar ligado. Pode ser que a bateria não esteja conseguindo receber a carga de energia de forma adequada.

Soluções

Se você está desconfiado de que o telefone apresenta esses tipos de problemas, evite usá-lo até que um profissional especializado no conserto do gadget avalie o caso. É importante também manter o telefone longe de produtos inflamáveis para que ele não cause um incêndio, caso exploda.

publicidade

Geralmente problemas envolvendo baterias defeituosas são identificados nos processos de fabricação dos smartphones. Assim, a melhor coisa a fazer é levar o telefone à assistência técnica da fabricante para que ela possa identificar o que está acontecendo com ele. Em alguns casos, como com baterias estufadas, a empresa pode substituir o celular, mesmo após o encerramento da garantia.

O que não fazer

Uma bateria ruim pode expelir substâncias tóxicas que fazem mal para a saúde. Evite segurar o telefone com as mãos nuas, se isso estiver acontecendo – até porque é melhor estar protegido com luvas caso o telefone pegue fogo em sua mão.

Carregar uma bateria problemática pode ser justamente o que ela precisava para entrar em chamas. Não recarregue seu telefone, leve-o imediatamente à assistência.

Não descarte o aparelho e nem a bateria em lixos inapropriados. Há depósitos específicos para o descarte de pilhas e baterias usadas. Isso ajuda na preservação do meio-ambiente e evita problemas.