Como redefinir as configurações originais do Firefox

Procedimento pode resolver problemas de travamento; recurso desfaz todas as alterações feitas pelo usuário desde a instalação original do navegador

Da Redação, editado por Fabiana Rolfini 05/10/2020 13h51
Firefox
A A A

Uma série de fatores pode contribuir para que o Firefox comece a apresentar travamentos. Uma simples alteração nas configurações ou a instalação de várias extensões diferentes, pode ser suficiente para impactar de forma negativa a experiência geral de uso do navegador. Caso seja usuário do browser da Mozilla e esteja enfrentando problemas, siga as dicas abaixo:


O primeiro passo para tentar reverter os travamentos é limpar o cache do navegador. Tenha em mente que o Firefox, assim como outros navegadores, armazena dados temporários em formato de cache. Este processo visa melhorar a velocidade de inicialização do browser, no entanto, com o passar do tempo, limpar esses arquivos e depois reiniciar o programa pode corrigir uma série de problemas. Para limpar o cache do Firefox acesse:

  1. Menu de configurações na lateral superior direita;
  2. Opções;
  3. Privacidade e Segurança; 
  4. Na sessão 'Cookies e dados de sites', clique em 'Limpar dados...'. Confirme o processo clicando novamente em 'limpar'.

Imagem: Firefox/Reprodução

Como restaurar as configurações do Firefox

Se o procedimento de limpeza de cache não resolveu, a solução pode ser redefinir as configurações originais do browser. Na prática, esse recurso desfaz qualquer tipo de alteração feita desde a instalação original do Firefox. Confira:

1. Acesse este link para prosseguir direto para a página de suporte do navegador;

2. Clique no botão 'Restaurar o Firefox'. Em seguida, confirme a solicitação clicando novamente em restaurar Firefox na próxima janela;

Imagem: Firefox/Reprodução

3. Depois de finalizar o procedimento, o navegador vai ser fechado e reiniciado automaticamente com as configurações originais;

Imagem: Firefox/Reprodução

O que será salvo depois do procedimento de restauração:

  • Favoritos;
  • Histórico de navegação e arquivos baixados;
  • Senhas;
  • Cookies;
  • Informações de preenchimento automático de formulários;
  • Dicionário pessoal.

O que será perdido após a redefinição do navegador:

  • Extensões e temas;
  • Permissões de sites;
  • Mecanismos de pesquisa adicionados;
  • Certificados de segurança e configurações do dispositivo;
  • Personalizações da barra de ferramentas.

Vale destacar que, como mencionado acima, o procedimento de restauração deleta toda a biblioteca de extensões e as personalizações salvas pelo usuário. 

browser Firefox Dicas Dicas&Tutoriais restauração navegador
Assinar newsletter
Assine nossas newsletters e receba conteúdos em primeira mão
enviando dados - aguarde...
Parabéns! Sua assinatura foi recebida com sucesso!
Atenção: Em instantes você receberá um email de confirmação da assinatura. Para efetivá-la, clique no link de confirmação que você receberá. Verifique também sua caixa de SPAM, pois por se tratar de um email automático, seu servidor de emails poderá identificar incorretamente a mensagem como não solicitada.
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar a extensão Olhar Digital Ofertas em seu navegador!.

Recomendados pra você