Google Android

Como remover a barra de pesquisas do Google no Android

Alvaro Scola 28/12/2018 16h50
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Ao ter um celular com o sistema do Android, o mecanismo de busca padrão dele é o do Google, que é o responsável pelo seu desenvolvimento. Apesar de ser o buscador mais utilizado no mundo, o widget para buscas que vem por padrão não é muito utilizada pelos donos de aparelhos com este sistema, que procuram soluções para remover a barra do Google no Android.


Se você procura entretanto um método de ganhar mais espaço na tela inicial do Android removendo a barra de buscas do Google, felizmente, existem algumas soluções para contornar este problema. Assim, veja logo abaixo como remover a barra de buscas do Google do seu celular com Android.

Importante

O processo para remover a barra do Google no Android acaba variando de acordo com a sua fabricante, apesar de ele ser similar em todos aparelhos com o sistema. De forma alternativa, existe um método universal, ou seja, que serve para qualquer celular para remover a busca do Google, entretanto, ele traz alguns contras, que serão explicados mais abaixo.

-> Google: história, curiosidades e tudo que você precisa saber sobre o buscador!

Como remover a barra do Google no Android da forma tradicional

O método convencional para realizar esta tarefa mencionada acima consiste em editar a tela inicial do Android, assim como é feito para ícones de aplicativos. Para este tutorial foi utilizado um celular da Samsung rodando o Android Oreo, lembrando que, dependendo de sua fabricante, algumas opções podem ter nomes distintos ou estarem até mesmo em lugares diferentes. Veja como fazer:

  1. Na tela inicial do aparelho, toque e segure sobre a barra de pesquisas do “Google”. Então, clique em “Remover da tela inicial”.

    Reprodução

Caso queira trazer a barra de buscas de volta, o processo acaba sendo um pouco diferente. Confira:

  1. Na tela inicial do aparelho, toque e segure sobre um espaço em branco. Então, entre em “Widgets”;

    Reprodução
  2. Localize o “Google” na lista e arraste a sua barra de volta para a tela inicial do aparelho.

    Reprodução

Caso o seu aparelho seja de outra marca, é capaz da opção de remover o Google fique perto do mesmo local em que estão os “Widgets”, que foram utilizados acima para trazer a barra de volta ao sistema.

Como remover a barra do Google no Android de forma universal

Se ao seguir os passos acima, você ainda não achou ou não tem a opção para tirar esta barra de seu celular, pode ser que a sua fabricante não permite fazer este processo. Ainda assim, existe uma outra forma de tirar a barra, mas que é um pouco mais invasiva no sistema. Veja:

  1. Acesse a tela de “Configurações” do aparelho e entre em “Aplicativos”;

    Reprodução
  2. Entre no “Google” e use a opção “Desativar”;

    Reprodução
  3. Reinicie o aparelho.

Depois que o aparelho for reiniciado, a barra de buscas do Google não será mais carregada em sua tela inicial, mas você ainda continuará tendo acesso aos outros serviços do Google como a Google Play, Gmail, Google Drive e tantos outros.

Assim como foi dito acima, este método tem um contra, pois o aplicativo do Google, referente ao buscador mesmo, está desativado e, assim, você não conseguirá utilizá-lo até que ele seja ativado novamente dentro das configurações do Android. Uma alternativa para contornar esta situação, caso você ainda queira o aplicativo do buscador, é recorrer ao Google Go, uma versão lite do programa, que possui alguns recursos a menos.

Pronto! Agora, você já sabe como remover a barra de buscas do Google do seu celular com Android.

Google Android Dicas Dicas&Tutoriais
Compartilhe com seus seguidores

Recomendados pra você