Como saber se um desconto é real ou não na Black Friday

Amanhã, 24, já é Black Friday no Brasil. Mas no meio de tantos descontos em páginas da internet, é difícil saber qual promoção é real e qual produto está sendo vendido pela metade do dobro.

Afinal, a chamada "Black Fraude" é uma prática conhecida entre os consumidores brasileiros: empresas inflam os preços de alguns produtos dias antes e, na Black Friday, dão um pequeno desconto tentando enganar o cliente.

Felizmente, já existem ferramentas suficientes na internet para evitar que golpes como esses acabem com o seu dinheiro. Saiba como identificar se um desconto é verdadeiro com a dica abaixo.

1. Você vai precisar de uma extensão para o navegador que mostre a mudança de preços de produtos ao longo do tempo. Neste exemplo, usamos a Olhar Digital Ofertas, que você pode instalar clicando aqui.

2. Vá até a página da oferta que você viu. Neste exemplo, usamos um smartphone à venda no Submarino. No topo da página você verá uma barra indicando a atuação da extensão Olhar Digital Ofertas no navegador. Clique em "Gráfico".

Reprodução

4. Você verá numa pequena janela a flutuação de preço daquele produto no último mês. Se notar que o preço subiu repentinamente antes de cair, você já sabe que essa oferta é, na verdade, uma promoção falsa.

Há outras opções de comparadores de preço para navegador, incluindo o Mais Barato, criado pela organização de defesa do consumidor Proteste.

Se quiser, você pode também usar sites de comparação de preços, como o Zoom ou o Buscapé, que também mostram como o preço de um determinado produto mudou ao longo do tempo.

Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ