Como saber se você teve alguma senha hackeada com a extensão criada pelo Google

Na internet, é preciso tomar uma série de cuidados para que dados pessoais não acabem expostos, o que inclui a senha utilizada em serviços, que por sua vez acabam armazenando diversas informações. Em meio a isto, não é incomum que hackers divulguem senhas obtidas ilegalmente prejudicando diversos usuários como ocorreu no início desta semana.

Pensando em ajudar os usuários, o Google lançou uma extensão para navegadores que consegue lhe informar se você teve ou não alguma de suas senhas comprometidas. A seguir, veja como utilizar a extensão oficial do Google para saber se você teve a sua senha hackeada.

Como funciona

A extensão a ser utilizada no navegador do Google precisa ser obtida por meio da Chrome Web Store, a loja oficial de complementos dele, uma vez que ela não vem pré-instalada no navegador. Apesar de ser feita para o Chrome, outros navegadores que utilizam o seu mecanismo também podem executá-la. Veja como é o seu uso:

  1. Abra o Google Chrome normalmente e acesse o link da Password Checkup;
  2. Ao abrir a página, clique em “Usar no Chrome”;

    Reprodução
  3. Na mensagem que surge, clique em “Adicionar extensão” e aguarde o processo ser realizado;

    Reprodução
  4. A partir deste momento, um ícone referente ao complemento é adicionado ao lado da barra de endereços do navegador e você pode clicar nele para verificar se teve alguma senha vazada ou não.

    Reprodução

Além de verificar por meio do seu histórico de navegação e da conta do Google se você teve algum problema relacionado a segurança, a qualquer momento em que você acessar um site problemático, a extensão pode emitir um aviso caso haja um problema na página em questão. Caso ache que o complemento deixou algum login seu de fora, ao utilizar a sua opção “Configurações avançadas” é possível resetar as configurações dela.

Reprodução

Pronto! Agora, você já sabe como usar a extensão oficial do Google para saber se você teve algum login importante comprometido. Lembre-se que o uso da extensão não chega a lhe proteger de fato, portanto, caso tenha algum problema identificado com um de seus logins, é recomendado fazer a troca da senha dentro do serviço afetado e de outros sites em que você as mesmas credenciais.

-> Google: história, curiosidades e tudo que você precisa saber sobre a empresa

Você faz compras Online? Não deixe de conferir a extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ