Como ter 'abas verticais' no Chrome

Com a ajuda de uma extensão para o navegador do Google, será fácil manter sites abertos no seu PC de forma organizada. Confira como usá-la.

Alvaro Scola, editado por Liliane Nakagawa 06/04/2020 11h02
google chrome
A A A

Ao ficar com o navegador aberto durante muito tempo é bem comum que você esqueça de fechar alguns sites e ficar com muitas abas abertas, algo que pode pode até atrapalhar a sua organização. Por sua vez, no Edge, a Microsoft está prestes a implementar a possibilidade de organizar as suas abas na orientação vertical para que você encontre mais facilmente os sites que estão abertos, já que assim você ganha mais espaço para ver os seus títulos.


Entretanto, se você utiliza o navegador Google Chrome não é necessário esperar esta atualização do Edge para deixar as suas abas organizadas verticalmente no navegador. A seguir, veja como organizar as suas abas verticalmente no Google Chrome.

Importante

O procedimento exibido abaixo faz o uso de uma extensão da Chrome Web Store, ou seja, não se trata de um recurso oficial do navegador.

Como organizar as suas abas verticalmente no Chrome

Para realizar a tarefa mencionada acima o processo é bem simples e pode ser revertido a qualquer momento que desejar, bastando desabilitar o complemento ao clicar em seu ícone ao lado da barra de endereços ou ao removê-lo do Google Chrome. Confira o passo a passo:

1. Acesse a Chrome Web Store na página do vTabs;

2. Com a página carregada, clique em “Usar no Chrome”;

Reprodução

3. Já na mensagem que surge, clique em “Adicionar extensão”;

Reprodução

4. Selecione o tema de sua preferência para as abas verticais, lembrando que aqui, é uma questão de gosto pessoal. Quando estiver pronto, clique no botão de “prosseguir”;

Reprodução

5. Além de atuar nas abas ativas, o vTabs também pode trabalhar com seus favoritos e na hora de trocar as abas com um atalho de teclado. Mais uma vez, cabe a você decidir quais opções deseja habilitar, mas para que o básico funcione, deixe as duas primeiras alternativas marcadas;

Reprodução

6. Escolha a interface que mais lhe agrada. Isso apenas muda o visual da “barra lateral”, que será adicionada com as abas verticais, nós sugerimos usar a opção “Normal” para que ele não oculte parte das páginas abertas;

Reprodução

7. Mais uma vez, selecione a opções desejada de como o complemento deverá se comportar no navegador;

Reprodução

8. Escolha em qual lado ficará o menu que você está configurando;

Reprodução

9. As próximas configurações dizem respeito a pequenas ações e atalhos que podem ser utilizados com o complemento. Então, habilite o que quiser e prossiga até o final da configuração;

Reprodução

10. Com tudo pronto, clique em “Apply”.

Reprodução

Depois de ter configurado a extensão, existem algumas formas para que você possa ver as abas abertas na vertical. Dependendo da forma que você configurou o vTabs, basta ir no canto da janela do navegador ou no menu do complemento e clicar no ícone representado por “três linhas” para que suas abas sejam exibidas. Caso prefira um atalho para fazer isto, basta apertar junto “Alt + Q”.

Reprodução

Mais um recurso interessante da extensão, é que neste mesmo menu visto na imagem acima, você também pode fazer uma “busca” por um site que esteja aberto em uma de suas abas.

Pronto! Agora, você já sabe como ter as suas abas dispostas verticalmente no Google Chrome para organizar melhor os sites abertos com o navegador.


Navegadores Chrome Dicas google chrome Dicas&Tutoriais extensão extensões
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar a extensão Olhar Digital Ofertas em seu navegador!

Recomendados pra você