Google Lens

Como usar o Google Lens para fazer traduções com a câmera no Android

Alvaro Scola 23/05/2019 13h30
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Saiba como utilizar a câmera do seu aparelho Android para realizar traduções em tempo real de imagens ou textos

O Google Lens é uma função presente em celulares Android, que pode ser chamada através de um aplicativo próprio ou do Google Assistente para obter informações a partir do que é visto na câmera do aparelho. Recentemente, este recurso passou por algumas mudanças e teve a adição de mais funções, que podem ser bem úteis no cotidiano.


Uma delas, por sua vez, consiste na possibilidade de usar a câmera do celular para fazer a tradução de textos em outros idiomas em tempo real. A seguir, veja como usar o Google Lens para traduzir textos usando a câmera de seu smartphone.

Como usar o Google Lens com o Google Assistente

Assim como foi dito acima, o Google Lens pode ser ativado por mais de um método, sendo um deles através do Google Assistente. Primeiro, confira como usar o recurso de tradução com este método:

  1. Abra o Google Assistente pressionando e segurando a tecla home do celular ou dizendo “Okay, Google”. Quando o assistente aparecer, deslize a sua tela para cima;

    Reprodução
  2. Na parte inferior da tela, toque no ícone representado por uma “câmera” e, então, selecione o filtro conforme está indicado na imagem abaixo;

    Reprodução
  3. Se necessário, conceda a permissão de acesso a câmera do celular e aponte-a para o texto a ser traduzido. Caso precise trocar de idioma, basta tocar no campo que fica no meio da tela indicando o idioma atual.

    Reprodução

Como usar o recurso de tradução com o Google Lens

De forma bem similar ao que ocorre no método acima, o recurso de traduzir textos também está disponível no aplicativo do Google Lens, que funciona sem a necessidade do Google Assistente estar configurado. Para usá-lo, siga estes passos:

  1. Acesse a Google Play e procure pelo Google Lens. Caso prefira, utilize este link;
  2. Ao abri-lo pela primeira vez, pode ser necessário conceder a permissão de acesso a câmera, caso não o tenha utilizado com o Google Assistente. Na parte de baixo da tela, selecione o filtro de tradução;

    Reprodução
  3. Agora, aponte a câmera para o texto que deseja traduzir e aguarde o processo ser realizado.

    Reprodução

Pronto! Agora, você já sabe como usar o Google Lens para fazer traduções utilizando a câmera do seu celular. Por enquanto, o recurso ainda não está disponível para iPhones.

Google Dicas Dicas&Tutoriais google assistente Google Lens
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você