Esqueceu a senha do Wi-Fi? Veja como recuperar ou mudar o código

Perder a combinação de números ou letras que dão acesso à internet Wi-Fi é sempre desagradável.  Nestes casos, a solução mais simples é conectar um cabo de rede ao roteador, mas e se você precisar recuperar a senha de acesso?

Veja abaixo como fazer o procedimento para retomar a senha do seu Wi-Fi com soluções que envolvem o uso de uma máquina com Windows, Android ou até mesmo o próprio roteador.

Recuperando a senha pelo Windows

Caso você ainda tenha algum computador que consiga se conectar à rede Wi-Fi e esteja com o Windows, saiba que é possível recuperar a senha sem nem precisar acessar o roteador. Veja:

  1. Abra o “Painel de controle”;
  2. Acesse a opção “Rede e internet”;

    Reprodução
  3. Clique em “Exibir o status e as tarefas da rede”;

    Reprodução
  4. Agora, procure o nome da sua conexão e clique nela;

    Reprodução
  5. Na nova janela, entre em “Propriedades da conexão sem fio”;

    Reprodução
  6. Na guia “Segurança” você encontrará a senha da rede ao marcar a opção “Mostrar caracteres”.

    Reprodução

No Android

Para recuperar uma senha Wi-Fi que esteja salva no Android, infelizmente é necessário ter o root no aparelho. Em compensação, o processo é simples. Confira:

  1. Obtenha algum gerenciador de arquivos como o ES File Explorer;
  2. Nele, navegue até este caminho: “Data > Misc > Wifi”. Abra o arquivo “wpa_supplicant.conf” com o “ES Note Editor”;

    Reprodução
  3. A senha estará na linha “psk”, logo abaixo do nome da rede.

Caso você tenha os drivers adb instalados em sua máquina e o modo de desenvolvedor habilitado no smartphone, pode obter este arquivo no computador sem precisar do root.

Apesar desta possibilidade, nós não recomendamos o processo via adb, pois ele está sujeito a erros e pode demorar para ser completado. O único comando que precisa ser rodado é: “adb pull /data/misc/wifi/wpa_supplicant.conf c:/wpa_supplicant.conf”. O arquivo será copiado para a raiz do HD e pode ser aberto com o bloco de notas.

Pelo roteador

Este método é o mais eficaz para a recuperação da senha. Idealmente, conecte um cabo ao roteador, mas se você tiver um aparelho com acesso ao Wi-Fi dele, também conseguirá realizar as etapas a seguir. Dito isto, seguem os passos:

  1. Aperte as teclas “Win + R” e digite “cmd” sem as aspas. Aperte “Enter”;

    Reprodução
  2. Entre com o comando: ipconfig e anote o endereço do “Gateway” padrão;

    Reprodução
  3. No navegador que preferir, acesse o IP anotado como se fosse um site;
  4. Nesta tela, será solicitado um login e senha para acessar o painel de controle do roteador. Caso não saiba as credenciais, tente a palavra “admin” nos dois campos. A maioria dos roteadores vem com um adesivo contendo esta informação;

    Reprodução
  5. No menu de opções, acesse a guia “Wireless” e clique em “Wireless Secutiry”;

    Reprodução
  6. A senha deverá aparecer junto com as configurações da rede.

    Reprodução

Os nomes e posições das funções referentes a este último método podem variar de acordo com a fabricante do roteador, mas o processo não muda. Na última etapa, além de ver a senha, você pode trocá-la, também.

Se com essas três alternativas ainda não foi possível recuperar a senha, infelizmente, você terá que realizar um reset em seu roteador. Isto é feito através de um botão geralmente localizado na parte de trás do dispositivo. Este processo apagará todas as configurações de rede dele, sendo necessário refazer a sua configuração.

Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ