Windows 10

Está recebendo a mensagem que o Windows 10 vai expirar? Veja como resolver

Rene Ribeiro 11/12/2018 07h30
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Se você faz parte do Windows Insider, versões instáveis não são atualizadas. Siga o procedimento abaixo para não precisar reinstalar o Windows 10

O programa Windows Insider Preview permite que usuários se tornem colaboradores da Microsoft para testar novas funções do Windows 10. Não, a Microsoft não te paga nada, mas você terá acesso a novos recursos antes de todos e pode enviar mensagens à empresa dizendo se houve erro e também pode dar sugestões de melhorias.


O problema é que os builds das versões podem expirar e você acaba recebendo a desagradável mensagem “Sua licença do Windows expira em breve”. Veja como resolver.

O que acontece quando uma versão do Windows 10 expira?

Cada versão do Windows 10 insider preview tem um número, chamado de build. E toda build tem um prazo de validade. Mas a build do Windows que expira é somente aquela que estiver instável. 

A explicação para isso é bem simples: se a versão da build é estável, a próxima atualização será instalada por cima e tudo fica bem. Mas se é instável, por segurança, só pode ser instalada uma nova. Portanto, toda vez que uma build instável foi instalada, o usuário recebe a mensagem “Sua licença do Windows expira em breve”.

Essa mensagem aparece duas semanas antes da data para expirar. Se o usuário não fizer nada até expirar, o Windows não será mais atualizado, além de não inicializar praticamente nenhum serviço. É preciso, então, atualizar o Windows obrigatoriamente, já que o update de uma versão instável não será feita de modo automático. A boa notícia é que existe uma solução simples.

Windows 10: Como instalar uma nova versão estável do sem usar o Windows update

Se você ainda está com a Build desatualizada e já está recebendo avisos de expiração, é provável que o Windows Update não esteja realizando a instalação automaticamente. E para resolver esse comportamento, baixe o arquivo ISO da build mais recente nesse link da Microsoft.  Mas é bom avisar: faça isso antes da data expirar, caso contrário, você terá que formatar o HD para fazer a instalação e terá que ter a chave de acesso do Windows. Geralmente, essa chave está em uma etiqueta do próprio PC que você comprou.

Depois que o download estiver concluído, clique duas vezes no arquivo ISO para montá-la, sendo que, em seguida, o processo de instalação será iniciado. Você deve estar se perguntando por que tanta burocracia para fazer o update. Novamente, a explicação é simples: o Windows é um sistema pago e tudo isso é para se assegurar que não haverá pirataria.

Windows Windows 7 Dicas Windows Mobile Windows 8 Windows Phone windows 8.1 Windows 10 Dicas&Tutoriais windows update
Compartilhe com seus seguidores

Recomendados pra você