Notebooks

Saiba como escolher o power bank certo para carregar o seu notebook

Alvaro Scola 11/03/2019 17h51
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Confira quais são as informações que você precisa saber antes de comprar um power bank para um notebook

Por mais que os novos aparelhos tenham aumentado a capacidade de suas baterias, ainda é desesperador você estar em local sem energia e com a carga de um produto quase no fim. Felizmente, um item que acabou se popularizando bastante é o power bank, que funciona como uma espécie de bateria externa para fazer recargas destes equipamentos eletrônicos.


Apesar de ser um item mais popular para celulares, notebooks também podem usar os power banks para serem carregados, entretanto, é necessário saber fazer a escolha do produto correto para a sua necessidade. A seguir, veja como escolher o Power Bank correto para o seu notebook.

O que o seu notebook precisa ter para ser carregado por um Power Bank

Diferente do que acontece com os celulares, para que um notebook possa ser carregado por um power bank de forma oficial, o ideal é que ele possua uma porta USB do tipo C, que suporta o carregamento de energia. O mesmo processo, por exemplo, não acontece em portas USB 2.0 ou 3.1, que só podem ser utilizadas para ligar um periférico ou dar carga em algo portátil, ou seja, sem receber energia.

Além de ter a entrada USB tipo C, é recomendado verificar no manual de seu aparelho que ela esteja homologada para receber carga. Isso acontece pois, apesar dos notebooks virem com a porta USB tipo C, que nativamente deveria suportar o carregamento de baterias, nem sempre esta função acaba sendo implementada pelas fabricantes e utilizá-la de forma incorreta pode lhe fazer até mesmo perder a garantia do aparelho.

Caso você possua um aparelho mais antigo, até existem algumas opções para fazer o seu carregamento com um power bank. Entretanto, neste caso será necessário um modelo mais específico de carregador portátil, que já venha com as entradas referentes ao pino da fonte utilizada pelo seu notebook.

Checando a capacidade de sua bateria

A capacidade da bateria dos notebooks acaba variando bastante de acordo com o modelo deles. Entretanto, é extremamente importante saber qual a capacidade dela para que você possa comprar um power bank capaz de lhe dar uma carga no aparelho com folga. No próprio Windows, você pode obter esta informação com a função de relatório da bateria do sistema, mas o valor acaba vindo em mWh, sendo necessário realizar a conversão dele para mAh.

Caso prefira, um programa capaz de trazer a informação já correta é o BatteryInfoView, que pode ser obtido de graça através de seu site oficial.

Reprodução

Além das informações já mencionadas no tutorial, note que o programa também traz a informação da voltagem de sua bateria. É extremamente importante prestar atenção neste valor, uma vez que usar um carregador com uma voltagem acima do que o seu notebook suporte, pode danificá-lo.

Os power banks recomendados para a tarefa

Para lhe ajudar a escolher um carregador para o seu notebook, o Olhar Digital separou três modelos abaixo, que devem atender a maioria das suas necessidades. Veja quais são eles:

Carregador Portátil Universal Xtrax 10.000 mAh

Este carregador possui uma bateria de 10.000 mAh e traz conectores micro USB, tipo C e Lightning. Além disto, ele também conta com um indicador LED para trazer informações do andamento de sua carga. O seu preço varia entre 100 a 120 reais.

Reprodução

Carregador portátil MD9 LT-917

Esta segunda opção da lista possui uma bateria de 20.000 mAh e LEDs indicativos da bateria. Apesar de possuir menos cabos, esta opção traz mais portas USB e uma função de carregamento rápido. O seu preço varia de 120 a 190 reais.

Reprodução

Carregador C3 Tech UC 8000

Esta opção é recomenda apenas em último caso, devendo ser utilizada com bastante cautela. Diferente dos outros modelos acima, este power bank não faz o carregamento pela entrada USB tipo C, sendo necessário tomar cuidado para ver se o seu notebook é compatível com a voltagem oferecida por ele. Além disto, a bateria deste dispositivo é de 8.000 mAh e o seu preço varia entre 120 a 130 reais.

Reprodução

Além de todas estas opções listadas pelo Olhar Digital, antes de procurar um modelo de power bank “universal”, é recomendado verificar se a própria fabricante de seu notebook não oferece um carregador portátil. Assim, esta é a única forma segura de ter o fornecimento de energia correto para a carga de seu aparelho.

Pronto! Agora, você já sabe como não passar mais aperto por conta da bateria de seu notebook estar se esgotando em um local sem energia.

Notebooks Dicas Dicas&Tutoriais
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você