Saiba o que acontece quando você não remove um pendrive com segurança do PC

Enquanto alguns têm preguiça, outros simplesmente não acreditam que retirar um pendrive do computador sem realizar o procedimento de segurança trará alguma consequência negativa para o dispositivo ou para a máquina. Mas, afinal, o que realmente acontece quando um pendrive é removido sem que o usuário realize o processo?

O site How-to Geek pesquisou sobre o assunto em alguns fóruns de informática e encontrou respostas interessantes.

Em primeiro lugar, você poderá perder os arquivos que estivessem em transferência, caso decida remover o dispositivo de forma abrupta durante o processo. Isso acontece porque os arquivos estão armazenados em cache. Quando o dispositivo é removido, essas informações que estão em trânsito podem ficar corrompidas e, dessa forma, perdidas.

No entanto, isso só acontecerá se você ativar manualmente o armazenamento em cache do Windows para dispositivos USB, opção que normalmente está desativada por padrão.

Outra consequência, essa mais grave e bem mais rara, é a memória do pendrive ficar totalmente corrompida pelo desligamento abrupto. Os gadgets precisam de cerca de 0,25 segundo de estabilidade após terem realizado um comando para que não entrem curto. Se você retira o pendrive antes disso, ele pode apresentar problemas.

Em suma, por mais raras que sejam as consequências, é melhor não arriscar. Se o Windows oferece a remoção com segurança dos aparelhos conectados via USB, é melhor usá-la.

Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ