Pode ser triste, mas é verdade. Mesmo que você silencie um grupo do qual você não quer ter mais nenhuma notícia (mas do qual você também não quer cometer a grosseria de sair), ainda é possível que você receba notificações dele. Se alguém daquele grupo quiser muito chamar sua atenção – independente de você querer ou não – aquela pessoa consegue.

Isso acontece quando você é marcado em alguma mensagem do grupo. Se alguém do grupo silenciado enviar uma mensagem marcando você (com @Seunome), você será notificado mesmo que tenha desativado as notificações daquele grupo. Mas felizmente, há uma maneira de garantir que isso não aconteça. Veja abaixo como:

1. Primeiro, garanta que as notificações do grupo estão silenciadas. Abra o grupo, clique nos três pontinhos no canto superior direito da tela e escolha “Silenciar notificações”;

Reprodução

publicidade

 

2. Escolha o período de silenciamento. Se você não quiser receber mais notificações, escolha “1 ano”;

Reprodução

 

3. Agora, encontre o membro do grupo silenciado que mais costuma marcar você nas conversas. Abra a conversa dele, clique nos três pontinhos e selecione “Silenciar notificações”;

Reprodução

 

4. Novamente, escolha a opção “1 ano” se quiser ficar sem receber notificações pelo maior período de tempo possível;

Reprodução

 

5. Se muitas pessoas do grupo silenciado costumam marcar você, repita os passos 3 e 4 para cada uma delas.

Esse método funciona porque quando alguém marca você, o WhatsApp considera que aquela pessoa tem urgência em lhe falar algo. E, por isso, você recebe a notificação mesmo que a marcação aconteça em um grupo silenciado. Mas se você silencia a pessoa, o WhatsApp entende que você não quer mais receber notificações dela em qualquer situação, e por isso o aplicativo não te avisa mais de mensagens dela em nenhuma circunstância.