WhatsApp Perigo Golpe Fake news

Seu WhatsApp foi hackeado? Veja o que fazer

Elson de Souza, editado por Daniel Junqueira 02/08/2018 19h00
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Caso você desconfie de atividade indevida no WhatsApp, siga os passos abaixo para saber se alguém invadiu sua conta

Usuários do WhatsApp têm sido alvos de golpes de clonagem de conta no Brasil e em outros países. O ataque consiste na desativação do chip do usuário e no repasse do número de telefone para um criminoso. Assim, o bandido consegue fazer login no perfil da pessoa e chantagear ou extorquir familiares e amigos.

Se você desconfia que pode estar sendo vítima deste golpe, é possível tomar algumas atitudes para recuperar o acesso à sua conta ou desativá-la definitivamente. Confira a seguir dicas do Olhar Digital e de autoridades sobre o que fazer caso o ser WhatsApp tenha sido hackeado:

1 – Apague o WhatsApp e reinstale diferentes vezes ao dia

ReproduçãoO WhatsApp permite que o usuário se conecte apenas em um aparelho por vez, excluindo o espalhamento da versão Web. Portanto, se você desconfia que alguém pode estar se passando por você, o primeiro passo é apagar o seu aplicativo, reinstalar e fazer todo o processo de ativação novamente. Antes disso, verifique o acesso ao seu número e o recebimento de SMS para a verificação.

Uma vez que a conta seja cadastrada novamente no seu celular, o bandido perderá o acesso ao seu WhatsApp. Se desconfiar que a pessoa continua acessando suas conversas, repita o processo várias vezes ao longo do dia.

2 – Ative a verificação em duas etapas

ReproduçãoApós acessar sua conta novamente, é muito importante ativar o recurso de autenticação em duas etapas. Com ele, mesmo que o bandido clone o seu chip, será necessário digitar uma senha escolhida por você para liberar o acesso às conversas. Lembre-se também de cadastrar um e-mail de verificação para recuperar a senha, caso esqueça.

3 – Avise todos os seus amigos e familiares

Ainda que você recupere o acesso à sua conta do WhatsApp, é provável que o histórico de conversas do bandido não seja importado para o seu celular. Por via das dúvidas, procure saber se algum amigo ou familiar recebeu alguma mensagem estranha durante o período. Caso confirme as suspeitas, inicie um trabalho de divulgação do ocorrido para que nenhum dos seus contatos caia em um golpe.

Além de conversar diretamente com as pessoas, o usuário pode usar alguns recursos para aumentar a efetividade da sua mensagem. Comece, por exemplo, publicando um Status em texto para que seus amigos vejam. Além disso, altere o seu recado para que o aviso apareça junto ao seu perfil. Por fim, inicie uma transmissão para toda a sua lista de contatos.

4 – Cheque todas as conexões do WhatsApp Web

O WhatsApp Web permite que os usuários enviem e recebam mensagens do seu computador. No entanto, o recurso pode ser um fator de risco se o criminoso tiver acesso físico ao seu celular e usá-lo para cadastrar um PC sem o seu conhecimento. Por isso, cheque sempre quais os navegadores conectados à sua conta.

ReproduçãoPara fazer isso, basta tocar sobre os três pontinhos e selecionar “WhatsApp Web”. Feito isso, observe as sessões ativas listadas, os navegadores e quando foi a última atividade. Para desconectar um dispositivo específico, basta tocar sobre este e confirmar o encerramento. Do contrário, é possível sair de todos os computadores de uma só vez.

5 – Bloqueie ou troque seu número junto à operadora

Caso a invasão do WhatsApp persista, o usuário pode entrar em contato com a operadora de telefonia para verificar se algo está acontecendo com o seu número. Peça para que a empresa bloqueie a sua linha por roubo ou furto, evitando que os criminosos continuem usando-a. Se não obtiver sucesso, solicite a troca do número e faça a substituição também no aplicativo de conversa.

6 – Bloqueie ou exclua a sua conta do WhatsApp

Uma última medida, bem mais radical, pode ser a desativação da sua conta no aplicativo. Para isso, envie um e-mail para support@whatsapp.com com o assunto "Perdido/Roubado: Por favor, desative minha conta". No corpo da mensagem, digite o seu número de telefone iniciado pelo código do país, seguido pelo DDD e seu número. Por exemplo, +55 99 99999-9999.

Em alguns minutos ou horas, a sua conta será desativada pelo WhatsApp e as mensagens enviadas pelos seus amigos não serão entregues. A partir daí, conta-se um prazo de até 30 dias para recuperação do seu perfil. Após isso, tudo será apagado definitivamente.

Segurança Whatsapp Dicas&Tutoriais
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você