Telegram X: o que muda em relaçao ao Telegram comum

Alvaro Scola 04/10/2018 19h15
Telegram X
A A A

O Telegram é um aplicativo para a troca de mensagens que já se tornou muito popular e cada vez mais quer tomar um pouco do espaço do WhatsApp. Sendo considerado um tipo de sucessor, o Telegram X já estava disponível para Android e chegou faz pouco tempo no iOS com algumas mudanças.


Para saber o que muda neste aplicativo, conhecer um pouco mais dele e saber se vale a pena baixa-lo, o Olhar Digital explica tudo o que você precisa saber dele. Confira:

Um novo aplicativo, mas o mesmo serviço

O Telegram X não implementa um novo serviço, assim, por exemplo, você ainda poderá entrar em contato com quem está utilizando o Telegram. A maior mudança, entretanto, fica no novo visual e recursos que o aplicativo oferece.

Sendo reescrito do zero e utilizando uma nova linguagem, o Telegram X tem como maior foco ser mais leve e rápido do que o cliente antecessor. Por enquanto, as duas versões do aplicativo ainda podem ser encontradas no Android e no iOS, mas no sistema da Apple, o Telegram X passará a ser considerado o mensageiro oficial da plataforma.

Mudanças visuais

Dentre os novos recursos que chamam a atenção, a principal parte se diz a respeito da interface. Ao navegar pelos arquivos compartilhados entre os contatos, por exemplo, toda a mídia que foi enviada está separada por guias e em categorias.

Reprodução

A sua tela inicial até parece a mesma, mas na verdade a principal mudança fica para a parte de chamada. Finalmente, o aplicativo ganhou uma guia que facilita chamar um contato para conferência de voz ou vídeo.

Reprodução

O Telegram X também possui um modo noturno que não existia na versão anterior, em que você podia apenas trocar todas as cores do tema. Mas fique tranquilo, se as novas cores que o programa te oferece não lhe agradam, ainda é possível criar os seus próprios temas.

Reprodução

Novos recursos

No que diz respeito as novas funções do programa, um dos destaques fica para a parte de personalização da interface utilizada para conversar. Por exemplo, agora, você pode deixar a tecla “Enter” enviar mensagens, esconder o teclado em determinadas ocasiões, mudar a forma que as chamadas aparecem e muito mais.

Reprodução

Similar ao Messenger do Facebook, o Telegram X também implementou o suporte a ‘bolhas’ para chamar os seus contatos mais facilmente. Entretanto, o recurso ainda está sendo liberado aos poucos para os usuários.

Por fim, o suporte a gestos introduzido nesta versão também agiliza algumas tarefas dentro do aplicativo. Funções como fixar um contato, apagar uma conversa ou deixá-la secreta podem ser feitas com um simples gesto de deslizar o dedo na tela.

Vale a pena?

O novo cliente do Telegram demonstra uma boa evolução em relação a versão tradicional, principalmente no quesito de performance e design. As funções novas, entretanto, ainda não justificam a troca do cliente caso o antigo ainda atenda às suas necessidades.

Mais um ponto importante a ser destacado é que o Telegram X, ao menos no Android, ainda está disponível somente em inglês. Você pode até utilizá-lo bem para a sua tarefa principal, mas caso não esteja familiarizado com o idioma encontrará algumas dificuldades para configurá-lo ou personalizá-lo.


Dicas telegram Dicas&Tutoriais
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você