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6 cuidados para não ter o cartão de crédito clonado

Juliana Américo 25/09/2017 16h50
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Em quase todas as semanas são registrados golpes que visam roubar dados dos usuários e, entre as informações que acabam vazando, estão as de cartão de crédito. No entanto, não é apenas no mundo virtual que as pessoas precisam ficar atentas com a segurança do cartão.


Confira seis cuidados para não ter o cartão de crédito clonado:

1. Não dê seu cartão para ninguém

Essa orientação pode parecer um tanto óbvia, mas em alguns países é comum o lojista ou garçom levar o cartão de crédito para ser processado em outro local do estabelecimento. Nestes casos, vá junto com a pessoa até o terminal de pagamento para garantir que o cartão não será clonado ou prefira utilizar dinheiro em papel-moeda.

2. Senha

A senha do cartão só pode ser pedida no caixa eletrônico ou em maquininhas de cartões, por isso, se um site além do seu banco pedir o PIN, desconfie. Além disso, cubra com a sua mão o teclado na hora de digitar a senha, principalmente em caixas eletrônicos, pois o equipamento pode ter sido adulterado e uma câmera pode estar escondida.

3. Segurança na internet

Ao realizar compras pela internet, verifique se o site possui uma certificação de segurança, que é o cadeado que aparece ao lado da URL, ou HTTPS. Além disso, faça compra somente em lojas de confiança e confira se a página é a original.

4. Caixas eletrônicos

Evite usar o seu cartão em locais de risco, como os caixas eletrônicos da rua e de espaços públicos menos controlados, pois esses equipamentos podem ser facilmente adulterados. Caso você perceba algo errado com a máquina, como a tampa frontal solta, evite colocar o cartão, já que os criminosos podem ter instalado um skimmer, também conhecido como chupa-cabra, para roubar os dados dos usuários.

5. Acessar conta bancária

Evite acessar sua conta bancária, tanto no site quanto via aplicativo, em dispositivos públicos e de terceiros, ou então quando estiver conectado a uma rede de Wi-Fi pública.

6. Controle

Verifique a fatura do cartão regularmente e, caso haja uma transação indevida, comunique o seu banco imediatamente. Também é uma opção ativar serviços de SMS oferecidos pelo banco que avisam sobre qualquer movimentação realizada com o seu cartão.

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