Segurança

malware vírus segurança cibercrime crime

Ataque de malware atinge 400 mil PCs através de aplicativo de torrents

Juliana Américo, editado por Renato Santino 15/03/2018 11h55
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Mais de 400 mil computadores sofreram um ataque de malware em menos de 12 horas. Conforme relata ArsTechnica, o vírus que instala um minerador de moedas virtuais usou um backdoor malicioso que foi entrado em um aplicativo para download de torrents chamado Mediaget.


Na última terça-feira, 13, pesquisadores da Microsoft disseram que uma grande quandidade de trojans foram espalhados através de uma atualização comprometida do Mediaget. A contaminação aconteceu entre 12 de fevereiro e 19 de fevereiro, sendo que os cibercriminosos esperaram até 1º de março para começar a liberar o malware. A equipe de segurança da Microsoft começou a detectar o vírus em 6 de março.

Para evitar a detecção, o malware usou um certificado digital válido que a Microsoft suspeitava ser roubado de uma empresa sem nome e ainda não está claro como os hackers conseguiram obter este certificado digital. 

O ataque se caracteriza, como os pesquisadores de segurança chamam, em um ataque de cadeia de fornecimento, que tem o objetivo de infectar o maior número de pessoas possíveis ao comprometer um hardware ou software popular no meio do caminho entre a instalação e o . Recentemente, por exemplo, um ataque aproveitou uma brecha para distribuir uma versão infectada do CCleaner para milhões de pessoas, utilizando os canais oficiais de distribuição e atualização da empresa.

Vírus malware BitTorrent
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você