Ataque hacker tira site do Distrito Federal do ar e deixa recado para Temer

Entre as diversas preocupações de Michel Temer com o governo brasileiro, o chefe do Executivo passou a lidar neste ano com diversos ataques hackers direcionados contra a sua administração ou contra ele mesmo. Neste domingo, 11, mais uma invasão cibernética foi registrada. Desta vez, contra o site oficial do Distrito Federal.

O ataque foi reivindicado por um hacker que se denomina "Xin0X". O invasor tirou a página “www.df.gov” do ar e, no lugar, postou uma mensagem explicando que o ataque teve motivação política:

Reprodução

Problema quase corrigido

Em pronunciamento oficial obtido pelo Correio Braziliense, a Casa Civil, órgão que administra o portal, afirmou que “as equipes de Tecnologia da Informação da Secretaria da Casa Civil, Relações Institucionais e Sociais e da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão atuaram com agilidade assim que parte dos sites do governo foram hackeados”.

No entanto, apesar de os órgãos de segurança cibernética terem agido de forma rápida para tentar resolver o problema, ainda há vestígios da ação realizada por Xin0X. A página do Distrito Federal pode ser acessada normalmente pelo link “www.df.gov.br”, mas não mais pelo endereço “www.df.gov”, como era possível anteriormente. Ou seja, o redirecionamento não está mais funcionando.

Reprodução

A Casa Civil também garantiu que não houve acesso a nenhum dado público e que o ataque não tem qualquer relação com o novo datacenter do governo.

Ataques recentes

Como dito no começo desta reportagem, esse não foi o primeiro ataque virtual contra a administração Temer. O grupo ativista Anonymous realizou ataques contra sites do governo e também páginas pessoais do político. Até mesmo a primeira-dama, Marcela Temer, foi vítima de uma das ações dos invasores.





RECOMENDADO PARA VOCÊ