Backup do Android tem 'data de validade' e pode ser apagado sem aviso prévio

O Google tem um recurso de backup do Android, mas ele só funciona enquanto o usuário tiver um smartphone Android. Caso contrário, o backup é apagado dos servidores da empresa.

Um usuário do Reddit reclamou que o Google deletou o backup dos seus dados do Android sem nenhum tipo de aviso. Ele era dono de um Nexus 6P, mas há alguns meses começou a usar um iPhone antigo enquanto buscava um novo smartphone Android para comprar.

Nesse tempo, o backup do Nexus 6P dele foi apagado. Em contato com o Google, ele ouviu do suporte do Drive que não há como recuperar, e o backup está perdido para sempre.

O backup do Android oferecido pelo Google não apenas guarda informações pessoais como contatos e calendários, mas praticamente tudo o que você faz no smartphone: ele guarda seus apps, configurações de dispositivos e histórico de chamadas também. Ele é feito automaticamente para todos os usuários do Android que deixam a função habilitada, e o backup é mantido na conta do Google Drive do usuário.

Mas o Google não mantém no ar os arquivos de quem não usa Android. O usuário do Reddit encontrou uma página de suporte do Google que explica que há um prazo de validade para o backup: "O backup só permanecerá se você usar seu dispositivo. Se você não usar seu dispositivo por duas semanas, talvez veja uma data de vencimento abaixo do backup."

Portanto, quem troca um Android por um iPhone mas quer manter os dados guardados caso decida voltar para a plataforma do Google no futuro tem um problema, já que dependendo do tempo de demora os dados são apagados do Google Drive. O Android Police diz que a contagem regressiva para o fim do backup começa após duas semanas de inatividade no dispositivo, e dois meses após a última vez que ele foi usado os dados são apagados da conta do Google.

Se você usa o recurso e conta com ele para não perder seus dados, é bom dar uma olhada na sua conta do Drive para ver se o Google não está ameaçando apagar seu backup sem avisar.





RECOMENDADO PARA VOCÊ