Bug permite que hackers contornem segurança do Windows para instalar apps

Leonardo Pereira 25/04/2016 06h51
Microsoft segurança
A A A

Versões corporativas do Windows contam com um recurso chamado AppLocker que atua criando uma lista de aplicações cujas instalações podem ser consideradas de risco. O esquema tem funcionado bem por anos, mas há uma brecha séria no sistema que torna o trabalho do AppLocker inútil.

Um especialista em segurança chamado Casey Smith descobriu que é possível dizer à linha de comando Regsvr32 para apontar a um arquivo hospedado remotamente, permitindo que o Windows rode qualquer tipo de aplicação.

Em outras palavras, a ameaça cria um contorno ao AppLocker e possibilita a instalação de programas maliciosos, e ela sequer depende de credenciais administrativas para agir.

A Microsoft ainda não corrigiu o problema, mas, segundo o Engadged, administradores de redes corporativas podem ajeitar as coisas provisoriamente criando uma regra no Firewall para bloquear o Regsvr32, o que impediria o comando de acessar arquivos online.

Segurança Microsoft Hackers Windows hack Bug
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você