Segurança

Instagram Segurança

Celebridades compartilham aviso falso sobre privacidade do Instagram

Clara Guimarães, editado por Cesar Schaeffer 22/08/2019 09h08
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Boato que circula entre os usuários diz que a rede social poderá tornar fotos e mensagens diretas públicas

Um aviso falso sobre mudanças de privacidade no Instagram está circulando pela rede social e foi compartilhado por muitas celebridades, como Pink, Niall Horan, Tom Holland e até mesmo o secretário do governo do Trump, Rick Perry.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Better safe than sorry, even if it is a hoax. Sorry for whatever reason anyone would be offended by this. Have a nice day

Uma publicação compartilhada por P!NK (@pink) em20 de Ago, 2019 às 3:23 PDT


A mensagem diz que "a partir de amanhã" o Instagram poderá utilizar suas fotos, já que tudo o que você postar torna-se público, inclusive mensagens no Direct que já foram apagadas. Além disso, o anúncio termina sempre com a frase: "Instagram não tem minha permissão para usar minhas fotos", o que seria uma forma de "negar" o direito de uso de suas imagens.

Uma mensagem similar, mas sobre o Facebook, circula desde 2012. Mas o que é falso nesse anúncio?

1. Instagram não alterou sua política de privacidade

O documento segue o mesmo desde 2018 e nenhuma intenção de mudá-lo foi noticiada. A rede não decidiu tornar conteúdo público ou revelar suas mensagens.

2. Instagram não tem o direito de usar imagens

A rede social preserva os direitos autorais do conteúdo publicado e não tem qualquer autorização para revender suas fotos ou vídeos.

3. Postar o anúncio não tem efeito

Postar um foto falando que o "Instagram não tem minha permissão", não vai mudar a política nos termos da rede social. Se você não concorda com as regras, o melhor a fazer é não utilizar o serviço. Não existe a possibilidade de uma discordância parcial.

Mas o que é verdadeiro e está presente nos termos do Instagram?

1. Instagram guarda suas informações

A rede social armazena toda comunicação entre usuários, porque, ao contrário do WhatsApp, as mensagens ficam armazenadas nos servidores do aplicativo.

2. Instagram tem acesso a mensagens apagadas

O Instagram pode acessar mensagens apagadas por até 90 dias. A medida é uma prevenção para caso ocorra pane do sistema, mas também segue o Marco Civil, que pede o armazenamento por um tempo mínino em caso da necessidade do uso das mensagens para investigação.

De qualquer forma, tudo está listado nos Termos e Condições de uso da rede social e, como dito em primeiro lugar, a rede social não pretende mudar ou adicionar qualquer regra por enquanto. As celebridades foram alertadas pelos seguidores sobre a falsidade do anúncio e alguns apagaram as postagens, enquanto outros, como a Pink, decidiram apenas mudar a legenda. "é melhor prevenir do que remediar, mesmo que isso seja falso".

Via: G1

Segurança privacidade instagram fake news cibersegurança cybersegurança termos de uso
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você