Android vírus

Cerca de 0,5% dos dispositivos Android foi infectado em 2015

Gustavo Sumares 19/04/2016 11h04
Compartilhe com seus seguidores
A A A

O Google lançou hoje o seu relatório anual de segurança do Android, referente ao ano de 2015. De acordo com o documento, apenas 0,5% de todos os dispositivos Android no mundo foi infectado por algum tipo de programa nocivo ao longo do último ano. 

Essa porcentagem inclui até mesmo os dispositivos Android que instalam aplicativos de outras fontes além da Google Play. De acordo com a empresa, contabilizando apenas os aparelhos que só aceitam apps vindos da loja do Google, essa porcentagem cai para apenas 0,15%. Ainda assim, a empresa declarou que "é crítico que nós protejamos usuários que instalam aplicativos de fora da Google Play também".

Embora essas porcentagens sejam bastante reduzidas, elas ainda representam um número bastante considerável de dispositivos. Segundo informações de setembro do ano passado, mais de 1,4 bilhões de aparelhos no planeta rodam Android. 0,5% desse total representa, ainda, 7 milhões de dispositivos. 0,15%, por sua vez, equivale a 2,1 milhões de dispositivos.

Aplicativos nocivos

Dentre as principais ameaças encontradas pelo Google estão os aplicativos que a empresa chama de "Hostile Downloaders". Esses aplicativos, quando são instalados, começam a baixar e instalar outros aplicativos nocivos no dispositivo do usuário sem que ele seja notificado. No total, a empresa encontrou mais de 40 mil aplicativos desse tipo, que contabilizaram mais de 3,5 bilhões de tentativas de instalação.

No ano passado, o Google lançou o Android 6.0 ("Marshmallow"), que trouxe algumas melhorias de segurança ao sistema operacional móvel. Dentre elas estavam um sistema mais avançado de permissões e a exigência de criptografia total dos dados, incluindo cartões microSD, para todos os aparelhos compatíveis. No entanto, por enquanto apenas cerca de 4,6% dos aparelhos Android usam essa versão do sistema.

Segurança Aplicativos Vírus Android malware
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você