China quer pontuar cidadãos de acordo com seu comportamento, inclusive na web

Caroline Rocha, editado por Leonardo Pereira 01/12/2016 17h12
Notebook, computador
A A A

O governo chinês pode, em breve, começar a pontuar seus cidadãos com base em seu comportamento, como hábitos de consumo, comportamento social e na internet. Esses pontos, de acordo com o Wall Street Journal, podem barrar as pessoas em empréstimos, vagas de emprego e até viagens aéreas.

A publicação explica que cidadãos como advogados e jornalistas serão acompanhados com mais atenção.

No início, o sistema vai identificar itens como infrações e violações de regras de planejamento familiar, mas, no futuro, o uso da internet também pode ser monitorado.

O trabalho, no entanto, não será fácil. Especialistas apontam que pode ser difícil centralizar os dados, verificar se eles estão corretos e atualizá-los em tempo real, já que há 1,4 bilhão de habitantes no país. “A China tem um longo caminho a percorrer antes de começar a atribuir uma pontuação a todos. Se quer fazer isso, o governo deverá trabalhar na precisão dos dados”, explica Wang Zhicheng, da Universidade de Pequim.

Via Technology Review

China Censura
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você