Computadores com Windows XP não são culpados pela rápida expansão do WannaCry

O Windows XP não é tão vulnerável ao ransomware WannaCry como se acreditava. Um relatório divulgado pela companhia de segurança Kryptos revela que a maioria dos computadores que tinham o sistema não instalaram ou espalharam o vírus com sucesso.

O WannaCry se espalhou tão rápido graças a uma vulnerabilidade em um sistema de compartilhamento de arquivos do Windows chamado SMB, que permitiu que o vírus fosse transferido de um sistema para outro sem precisar da interação com o usuário.

Porém, os pesquisadores da Kryptos descobriram, durantes testes, que os dispositivos com o antigo sistema operacional da Microsoft não conseguiram instalar o ransomware ou exibir a "tela azul da morte", exigindo uma reinicialização.

Ainda que seja possível instalar o WannaCry manualmente nas máquinas, o método específico do programa de romper a segurança não é eficaz contra o software. “O pior cenário e o mais provável é que o WannaCry causou muitos casos inexplicados de ‘tela azul de morte’”, diz o relatório.

Os resultados são consistentes com pesquisas iniciais da Kaspersky Lab, que indicavam que o Windows XP representava uma porcentagem "insignificante" das infecções totais. A maior parte das infecções foi em máquinas que executam o Windows 7 ou o Windows Server 2008.

Não se sabe ao certo quando o software começou a ser culpado pela falha de segurança, mas isso levou as pessoas a criticarem a Microsoft por não liberar um patch de segurança público para proteger os computadores – a empresa acabou soltando uma atualização algum tempo depois.

Vale ressaltar que o Windows XP não está totalmente protegido do WannaCry, que pode ser instalado manualmente, e ainda é vulnerável a dezenas de ataques que surgiram ao longo dos últimos anos desde que o suporte de segurança foi interrompido pela Microsoft.

Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ