Estado Islâmico possui aplicativo de mensagens criptografadas

De acordo com o Ghost Security Group (GhostSec, uma rede contraterrorista norteamericana), os extremistas religiosos do Estado Islâmico (EI) estão se comunicando por meio de um aplicativo para Android de mensagens instantâneas encriptadas.

O aplicativo, chamado de Alrawi, possui "funcionalidades de comunicação encriptadas, ainda que rudimentares se comparadas às do Telegram ou de outros aplicativos criados por empresas", de acordo com o que um representante da GhostSec disse ao Defense One.

O Telegram era outro meio utilizado pelos extremistas religiosos para se comunicar entre si. O aplicativo criado pelo russo Pavel Durov possui canais privados de comunicação. Após os ataques do EI em paris, Durov se pronunciou por meio do Twitter, declarando que desativaria quaisquer canais públicos de seu aplicativo usados pelo EI - mas que se negava a infringir a privacidade dos usuários.


As implicações da existência do Alrawi são profundas para os governos que se esforçam para combater o EI. Isso porque trata-se de um aplicativo criado pela própria facção radical. Assim, ainda que os Estados Unidos obrigue por lei aplicativos como o Telegram a oferecerem "backdoors" ao governo para suas funcionalidades encriptadas, eles não conseguirão acessar as mensagens trocadas pelos extremistas islâmicos.

Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ