Segurança

Facebook

Facebook diz que não usará número de telefone do usuário para sugerir amigos

Luiz Nogueira, editado por Roseli Andrion 23/12/2019 18h54
Compartilhe com seus seguidores
A A A

A rede social divulgou que deixará de sugerir amigos com base no número cadastrado no sistema de autenticação de dois fatores

De acordo com informações dadas à Reuters na quinta-feira (19), o Facebook diz que vai deixar de usar os números de telefone dos usuários para sugerir amigos na rede social. Os contatos eram obtidos após a ativação da opção de autenticação de dois fatores.


No ano passado, foi descoberto que o Facebook usava os dados obtidos para veicular propagandas. A prática foi muito criticada por defensores da privacidade, que se sentiram enganados por acreditar que as informações eram usadas apenas para proteger as contas.

Em junho deste ano, a rede social informou que impediu que números de telefone de usuários fossem utilizados para segmentar anúncios. Agora, essa prática se estende às sugestões de amizade. A mudança está alinhada com um acordo de US$ 5 bilhões que o Facebook fez com a Comissão Federal de Comércio (Federal Trade Commission - FTC) dos EUA, que exige da rede social um aumento da proteção dos dados dos usuários.

Há previsão de que as alterações sejam implementadas no início de 2020. Elas impedem que os números fornecidos durante o cadastro da autenticação de dois fatores sejam usados para outros fins. Nesta semana, alguns locais já receberão as mudanças – entre eles Equador, Líbia e Camboja. A medida passa a valer automaticamente para novos usuários. Quem já tem a autenticação de dois fatores ativada, deve excluir o número e cadastrá-lo novamente.

De acordo com a pesquisadora de segurança Gennie Gebhart, da Electronic Frontier Foundation, as mudanças são bem-vindas, mas estão incompletas. Ela cita, como exemplo, o campo de pesquisa da rede social. Mesmo com a alteração, ainda é possível encontrar uma pessoa pelo número de telefone se ela o cadastrou no sistema de autenticação de dois fatores.

Sistema de segurança

O sistema de verificação de dois fatores é conhecido como uma proteção extra para os usuários da rede social. Ele é ativado quando o indivíduo faz login na conta em um dispositivo desconhecido, como um novo smartphone ou computador.

O número de telefone é utilizado para receber um código de verificação que deve ser inserido no novo aparelho. Com isso, é possível atestar que é o dono da conta quem solicita o acesso.

Via: Folha de São Paulo

Segurança Facebook privacidade rede social autenticação
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você