Segurança

Roubo de dados

Firefox e Chrome vão alertar usuários sobre vazamentos de dados pessoais

Vinicius Szafran, editado por Cesar Schaeffer 23/10/2019 17h40
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Novas atualizações dos navegadores contarão com maior proteção à privacidade das contas

O Firefox 70, nova atualização da Mozilla para Windows, Linux e Mac conta com novas funções de proteção, tais como relatórios de privacidade, proteção contra rastreadores e uma notificação sobre vazamentos de dados para os logins salvos, além de não contar mais com o ícone de segurança da barra de endereços.


A empresa, que já havia começado a oferecer controle sobre rastreadores de terceiros, agora possui rastreadores de mídias sociais. Isso bloqueará qualquer software espião associados com Facebook, Twitter, Instagram, WhatsApp, LinkedIn e Youtube.

Além dessas e outras atualizações, foi criado um novo relatório de proteção à privacidade, que funciona como uma lista de todos os aplicativos suspeitos que o Firefox bloqueou. A ferramenta de manutenção de senhas Lockwise também foi integrada ao Firefox Monitor, para avisar ao usuária se alguma das senhas salvas no navegador foram comprometidas com o vazamento de dados.

No entanto, o Firefox não foi o único a fazer alterações. No começo do mês, o Google integrou sua extensão de checagem de senhas diretamente ao controle de contas. Com o Chrome 78, atualização lançada nesta terça-feira (22), a companhia trouxe oficialmente esse sistema para o browser.

Deve-se atentar ao fato de que as notificações de vazamentos tanto do Chrome quanto do Firefox funcionarão apenas se o usuário salvou alguma senha nos navegadores. Ainda assim, a adição mostra que os desenvolvedores dos browsers estão levando a segurança mais a sério, devido aos inúmeros e frequentes vazamentos de informações pessoais.

Um estudo do Google mostrou que, mesmo tendo suas senhas expostas anteriormente, mais de 300 mil pessoas continuam a utilizar suas senhas antigas. Isso equivale a 1,5% do total de 21 milhões de nomes de usuário e senhas escaneados. Ao serem alertados sobre a brecha, 26% deles alteraram suas credenciais. Mesmo assim, mais de 80 mil avisos foram ignorados. 

Via: The Next Web

Segurança Mac Linux Youtube Windows browser Chrome Firefox Twitter Facebook Mozilla privacidade LinkedIn instagram twitter Whatsapp google chrome vazamento vazamento de dados cibersegurança proteção cybersegurança youtube falha de segurança falha de privacidade proteção de dados contas whatsapp web segurança cibernética vazamentos
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você