Google desativa recurso de segurança do Android sem avisar usuários

O Google tomou uma atitude esquisita recentemente ao desativar um recurso de segurança sem sequer se dar ao trabalho de avisar os seus usuários sobre a mudança.

O que desapareceu foi o NFC Smart Unlock, que permitia usar um objeto à parte para desbloquear o smartphone por meio de NFC — poderia ser um token ou um cartão, por exemplo.

Faz semanas que usuários vêm questionando a empresa sobre falhas no serviço, mas só agora um redditor descobriu que ele, na verdade, foi descontinuado.

E essa informação está praticamente escondida, como ressalta o The Next Web. Ela aparece como resposta a um relatório de bug dentro do Issue Tracker, em que um funcionário avisou: "O recurso SmartLock NCF [sic] foi desaprovado para novos usuários. Se vocês não são usuários de NFC, a opção estará escondida."

Qualquer um que tenha configurado uma conta no Google a partir de julho está incapacitado de acessar o recurso. E quem ainda pode usá-lo deixará de fazê-lo caso se deslogue ou atualize o dispositivo.

Embora o NFC Smart Unlock nunca tenha sido um sistema proeminente dentro do Android, mais de uma fabricante o usou como isca para chamar a atenção dos consumidores — incluindo o próprio Google, que falou do recurso para as linhas Nexus e Pixel.

Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ